Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes da rede estadual participam de festival multicultural virtual promovido pelos Centros Juvenis
Estudantes da rede estadual participam de festival multicultural virtual promovido pelos Centros Juvenis
Publicado em seg, 06/07/2020 - 14:58 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
O festival tem o objetivo de estimular a comunidade escolar e os internautas a trocarem experiências pedagógicas culturais e científicas, bem como divulgar as propostas de metodologia e práticas dos Centros Juvenis. Os estudantes e professores da rede estadual podem participar das atividades através do link: (https://lkt.bio/festivalmulticulturalCJCC).
A programação foi aberta com uma live, no canal do Youtube dos CJCC, sobre o tema "Desafios e perspectivas da Educação Integral pós-pandemia e a importância dos CJCCs", que foi introduzida por uma apresentação musical da banda Os Desatinados. A atividade, mediada pela diretora do CJCC de Senhor do Bonfim, Janair Bordes, contou com a participação do diretor de Educação Integral da SEC, Astor Viana; do professor do CJCC de Salvador, Ives Quaglia; e do estudante da mesma unidade, Anderson Conceição.
O diretor de Educação Integral da SEC, Astor Viana, falou da importância do evento virtual. "O festival multicultural é uma ação pedagógica que busca ampliar as conexões através de novas práticas para o aprendizado, centradas na autonomia das juventudes e em diálogo com as demandas e linguagens da contemporaneidade. O objetivo é estimular a comunidade escolar, mesmo em tempos de afastamento social, a trocar experiências nas perspectivas da formação integral e integradora", destacou.
O estudante Anderson Conceição, 17, que cursa a oficina "Biotec", aprovou a iniciativa. "O festival é muito importante neste momento que estamos passando de tantas incertezas e que nos sentimos solitários. Além disso, agrega muitos conhecimentos de forma exponencial, através das diversas atividades criativas que podemos participar virtualmente", afirmou o jovem criador do jogo "Coronagames".
A diretora Janair Torres falou do diferencial da atividade "O festival tem como proposta a abordagem de temáticas que surgiram na vida da sociedade durante o contexto do distanciamento social, em consequência da pandemia, bem como temas que contemplem as perspectivas do período pós-pandemia. São atividades e debates on-line propostos para estudantes, professores, coordenadores, gestores e demais atores da comunidade", explicou.
Outros destaques do primeiro dia foram o game "Gartic", que envolve desenhos e adivinhações; a exibição do documentário "Festas juninas no território de Irecê em tempos de pandemia", no YouTube do CJCC; e o desafio "Fotografia - projeção ilusão de ótica", com o qual os participantes são desafiados na produção de fotos com ilusão de ótica. Além disso, houve um bate-papo sobre "A arte afro-brasileira na Educação", também realizado no YouTube, que envolveu a participação da pesquisadora em Cultura Afrobrasileira, Jedjane Mirtes, com a mediação do professor do CJCC de Itabuna, Aderbal Santana.
Próximas atividades
Nesta terça-feira (7), serão realizadas as seguintes atividades: a oficina "Mão na massa: edição de vídeo usando o celular"; o jogo "Simbiontes"; a oficina "Mão na massa: nós do infinito vídeo, com atividade de aprendizagem criativa"; o curso de formação para professores Google Forms"; a live sobre "Mobilidade social urbana em tempos de pandemia", no instagram @cjccbahia; o desafio "Turbina Stories"; a exibição do vídeo "O que aprendi no CJCC", no instagram @cjccbahia; o desafio "Produza uma molécula de RNA, no instagram @cjccbahia; e a live "Modelagem 3D no Blender: Machado de Draven - League of legends", com o professor Jaime Azevedo, no YouTube do CJCC.
Nesta terça-feira (7), serão realizadas as seguintes atividades: a oficina "Mão na massa: edição de vídeo usando o celular"; o jogo "Simbiontes"; a oficina "Mão na massa: nós do infinito vídeo, com atividade de aprendizagem criativa"; o curso de formação para professores Google Forms"; a live sobre "Mobilidade social urbana em tempos de pandemia", no instagram @cjccbahia; o desafio "Turbina Stories"; a exibição do vídeo "O que aprendi no CJCC", no instagram @cjccbahia; o desafio "Produza uma molécula de RNA, no instagram @cjccbahia; e a live "Modelagem 3D no Blender: Machado de Draven - League of legends", com o professor Jaime Azevedo, no YouTube do CJCC.
Sobre os CJCC
Voltados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. O objetivo das unidades – localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Serrinha e Irecê – é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC oferece diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos, eventos e oficinas.
Voltados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. O objetivo das unidades – localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Serrinha e Irecê – é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC oferece diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos, eventos e oficinas.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo