Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes da rede estadual levam experiências da Educação Profissional para São Paulo
Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (Ceep) e do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), em Camaçari, participam, até esta quarta-feira (23/10), em São Paulo, da 8ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), na Expo Barra Funda. Os projetos destes alunos estão entre os cinco classificados na categoria nacional, apresentada por instituições que ofertam Educação Profissional no País. A Feteps é um espaço de demonstração e socialização de projetos de pesquisas, produções culturais e serviços, reunindo experiências bem-sucedidas do Brasil e da America Latina.
Rebeca Luna, 18 anos, estudante do curso técnico em Eletrotécnica, do Cetep da RMS, é uma das idealizadoras do projeto “Braço Mecânico Automatizado com Software Arduino Acionado por Celular”. Ela acredita que a experiência será enriquecedora. “É a primeira vez que participo de uma feira nacional. Nossas horas de estudo e dedicação estão sendo recompensadas com a satisfação de ver nosso projeto aprovado. Isso nos motiva a querer continuar na busca pelo saber”, disse a aluna.
O projeto Braço Mecânico também envolve estudantes do curso técnico em Mecatrônica, do Cetep da RMS. Para desenvolver o experimento, os alunos utilizaram os conhecimentos de elétrica, eletrônica, mecânica e de programação. “Esta tecnologia tem a finalidade de acionar dispositivos a longa distância, que precisam ser desmontados, a exemplo de artefatos, e, até mesmo, auxiliar pessoas com alguma deficiência física. O braço mecânico também pode ser usado na automação industrial, para realizar determinadas tarefas que são de risco para o homem”, explicou Rebeca Luna.
Agroindústria – Do Ceep em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, os estudantes do curso técnico em Agroindústria estão apresentando o projeto “Fornos de Padaria na Obtenção de Energia Limpa”, que consiste no desenvolvimento de um forno, semelhante aos de panificadoras, e possibilita reaproveitar o calor utilizado pela combustão da madeira, produzindo energia elétrica de forma sustentável.
“Utilizando latas de tintas vazias, motores de carro de brinquedo, lâmpadas de led, cataventos plásticos, fio e madeiras, construímos o forno, e, para a caldeira projetada, usamos lata de tinta vazia e válvula de panela de pressão. Com o experimento pronto para uso, alojamos água na caldeira e aquecemos. Quando a água passa para o estado gasoso, ocorre a movimentação de uma pequena turbina que vai gerar energia elétrica limpa, permitindo seu aproveitamento de forma sustentável. Esta é uma tecnologia de baixo custo que beneficia o meio ambiente tanto com a diminuição do desmatamento das árvores quanto com consumo consciente de energia”, explicou o professor Alex Ramos, orientador do projeto.
Os projetos serão avaliados por uma comissão de professores especialistas. A premiação dos melhores trabalhos terá como base os seguintes critérios: criatividade e inovação da pesquisa, conhecimento científico do problema, maneira como os dados foram levantados e condução da pesquisa. Também serão consideradas a metodologia empregada, profundidade, abrangência da pesquisa, clareza da apresentação, sustentabilidade e relevância social, pontualidade e finalização da montagem no cumprimento de normas e na participação efetiva do evento.
Esta é a segunda vez que a rede estadual de Educação Profissional marca presença no evento. Na edição passada, o Cetep da RMS também esteve presente com o projeto “Robô de Sumô”, além do Ceep em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, em Simões Filho, com a pesquisa sobre a revitalização das fontes de águas do município de Simões Filho.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)