Estudantes da rede estadual intensificam preparação para o Enem

Palavras-chave:

Escolas da rede pública estadual de ensino intensificam as ações preparativas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de proporcionar aos estudantes mais segurança para a realização das provas, que acontecem nos dias nos dias 8 e 9 de novembro. Além do trabalho em sala de aula, das orientações pedagógicas e dos conteúdos específicos disponibilizados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), os alunos contam com iniciativas diversas, como aulões de reforço, revisão e simulados.
 
No Colégio Estadual David Mendes, no bairro de Pau da Lima, em Salvador, os alunos participam de simulado entre os dias 20 e 22 de outubro, dentro do projeto Se Ligue no Enem, idealizado pela professora Marília Malhado e pelo estudante Bruno Moreno, com apoio de todo o corpo docente. Antes do simulado, acontecerão, nos dias 11 e 18 de outubro, os aulões de revisão. “Temos trabalhado em sala de aula, durante todo o ano letivo, questões focadas no Enem. Estamos muito felizes porque a grande maioria dos alunos do 3º ano se inscreveu para as provas, e estão todos dedicados aos estudos e aos projetos”, disse Eridan Bastos, coordenadora do Se Ligue no Enem.
 
Elias dos Santos, 16 anos, 3º ano, é um destes estudantes. “É muito importante fazermos o simulado porque vamos testar os nossos conhecimentos a partir dos conteúdos apresentados pelos nossos professores durante o ano letivo. A escola está comprometida. Nós, estudantes, precisamos fazer a nossa parte”, disse o estudante do David Mendes, que vai tentar uma vaga na universidade para o curso de Letras.  
 
No Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí, em Salvador, os estudantes que farão o Enem também estão se preparando para participar do simulado que a unidade realizará entre os dias 21 e 24 de outubro, envolvendo os cerca de 240 alunos do 3º ano do ensino médio. “A ação visa estimular a comunidade estudantil a se familiarizar com as provas que terá à sua frente, no dia do Enem”, disse a coordenadora pedagógica Geane Queiroz Melo.
 
A estudante Cíntia Domingos Lima, 16 anos, 3º ano, conta que está muito animada, apesar da ansiedade normal de quem está prestes a se submeter às provas. “Estou estudando muito, tanto pelos livros, como pela internet, por meio dos conteúdos disponibilizados pelo portal da Secretaria da Educação”.
 
EMITec – Os simulados também vão envolver cerca de 3.500 estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), projeto desenvolvido pela Secretaria que leva o ensino médio para áreas remotas. Eles participarão dos testes nos dias 6 e 7 de outubro. “Trata-se de um momento importante de ambientação para os nossos alunos em relação às provas que farão em novembro. Nosso intuito é prepará-los dentro de uma situação muito próxima da realidade que irão enfrentar, contemplando a interdisciplinaridade e contextualização exigidos no Enem”, avalia a coordenadora executiva do EMITec, Letícia Machado.
 
Já os estudantes do Programa Universidade para Todos, pré-vestibular oferecido pela Secretaria, terão a oportunidade de participar de aulões. O primeiro aulão será de Matemática, no dia 11 de outubro, das 8h às 12h, no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, em Salvador. Nos mesmo local e horário, no dia 18 de outubro, os aulões serão de Química e Biologia. No dia 1 de novembro, no auditório do Departamento de Ciências da Vida e Educação, no Cabula, os aulões serão de inglês e espanhol. O aulão de Português já foi realizada, em setembro.
 
Portal da Educação - Paralelamente às ações desenvolvidas nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza, em seu portal, um espaço específico para ajudar o estudante que vai fazer a prova. Basta acessar o endereço www.educacao.ba.gov.br e conferir uma série de conteúdos, como videoaulas, jogos e sites temáticos sobre o Enem. Além disso, os estudantes da rede estadual da Bahia poderão incrementar os seus estudos para o Enem a partir do Geekie Games, uma plataforma gratuita, de aprendizado adaptativo, credenciada pelo Ministério da Educação.

Notícias Relacionadas