Estudantes da rede estadual ganham premiação máxima na maior Feira brasileira de Ciência e Engenharia

O estudo científico sobre o ‘Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antonio Cardoso – Bahia’, desenvolvido pelas estudantes Beatriz Santana Pereira, 16 anos, e Thayná dos Santos Almeida, 16 anos, do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, recebeu o prêmio máximo da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), na última sexta-feira (20/03). O trabalho recebeu o Certificado de Destaque em Iniciação Científica, concedido pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), o 1º lugar na categoria de Ciências Humanas concedido pela Febrace e, ainda, a credencial para representar o Brasil no International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), em maio, Pennsylvania – Estados Unidos.

“Desenvolvemos o trabalho durante um ano, pesquisando a história das sete comunidades quilombolas da nossa cidade. Sou quilombola da Comunidade de Pau Saltos. Foi um orgulho geral ser premiada. O mais gratificante é o trabalho estar sendo reconhecido lá fora porque busca fortalecer a nossa identidade. Mesmo depois da abolição da escravatura, ainda se comprava e vendia escravas até as primeiras décadas do século XX, aqui em Antonio Cardoso. O mais valioso é que nosso trabalho eleva a nossa autoestima e ajuda a combater o racismo que é uma vergonha para todos os brasileiros”. Para a professora e orientadora da pesquisa, Patrícia Azevedo, o resultado alcançado é uma realização profissional. “Estou me sentindo realizada como educadora, por possibilitar aos estudantes o acesso à pesquisa e à produção científica”.

Fotos: Rogério Lima

Além deste, dos 12 projetos finalistas de estudantes da rede estadual de ensino, quatro foram premiados na 13ª edição do evento nacional. A estudante Laís Reis, 16 anos, do 4º ano do curso técnico em Meio Ambiente, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (Ceep), em Alagoinhas, apresentou junto com os colegas George Reis e Larissa Bispo, o projeto “Elaboração de um modelo telha de fibrocimento adaptada para um sistema de aquecedor solar integrado”, que recebeu o Prêmio de Incentivo à Pesquisa. “Ver o meu projeto participando de grandes feiras e ganhando prêmios é a realização de um sonho, acredito que não só meu, mas de todos os alunos que se esforçam para desenvolver um projeto”.

“Além de ganharmos o prêmio mais cobiçado da feira, que é o de representar o Brasil na feira internacional, nos EUA, mostramos a pluralidade étnica e cultural do nosso Estado por meio de trabalhos que obtiveram os primeiros colocados nas feiras baianas de ciências e de matemática”, ressaltou o coordenador de Estudos e Experimentações Educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Rogério Lima de Jesus. O feito, segundo ele, demonstra que os trabalhos apresentados nas áreas de Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas e Engenharias, realizados nas escolas da rede estadual, têm cumprido o objetivo de estimular a criação e a estruturação da pesquisa científica na educação básica, resultado dos projetos estruturantes da Secretaria.

Veja lista de premiados da rede estadual:

*Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem. Luiz Teixeira Barbosa Neto, Camila Souza Silva, Andrea Passos Araujo (Orientador). Centro Educacional Antonio Honorato, Casa Nova, BA.
- Prêmio: Certificado de Menção Honrosa de Ciência e Tecnologia e em alusão ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento
Concedido por: Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

*Degradação de sacolas plásticas a partir de micro-organismos do solo. Stephanie Lauren de Sousa Oliveira, Ana Clara Correia Melgaço (Orientador), Margarete Correia de Araújo (Co-orientador) Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, Ilhéus, BA.
- Prêmio: Certificado de Mérito Científico
Concedido por: Sociedade Brasileira de Microbiologia

*Elaboração de um modelo telha de fibrocimento adaptada para um sistema de aquecedor solar integrado. George Oliveira Sousa, Lais Reis de Jesus, Larissa Bispo Lopes, Moisés Alves Simões (Orientador), Maira Regina Bispo Cardoso Bastos (Co-orientador). Centro Territorial de Educação Profissional - Litoral Norte e Agreste Baiano / Cetep - LNAB, Alagoinhas, BA.
Prêmio: Incentivo à pesquisa – material didático (livros)
Concedido por: Editora da Universidade de São Paulo (Edusp)

*Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antonio Cardoso - Bahia. Beatriz Santana Pereira, Thayná dos Santos Almeida, Patricia Azevedo Cerqueira Peixoto (Orientador). Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, Antonio Cardoso, BA.
- Prêmio 1: Certificado de Destaque em Iniciação Científica
Concedido por: Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric)
- Prêmio 2: 1º lugar na categoria de Ciências Humanas
Concedido por: Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace