Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes da rede estadual encenam o musical L´amour no Centro Cultural Plataforma
Um elenco formado por 56 estudantes do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo, no bairro de Plataforma, em Salvador, sobe ao palco do Centro Cultural Plataforma, nesta quarta-feira (28/05), às 17 horas, para a apresentação do musical L´amour, uma livre adaptação do filme Moulin Rouge. Sob a direção-geral do professor de artes visuais da unidade escolar, Hamilton Filho, a montagem retrata as grandes casas de espetáculos e todo o seu contexto artístico. A atividade teatral faz parte do projeto que o docente vem desenvolvendo no colégio há dez anos com o objetivo de trabalhar, com os alunos, conteúdos voltados ao teatro, à dança, à produção e às técnicas cênicas.
“Traremos, nesse espetáculo, uma ambiência da noite parisiense, tendo como maior referência o filme Moulin Rouge (dirigido por Baz Luhrmann/2001). Buscamos traçar o nosso perfil particular e estabelecer cenas com a força das danças de rua, da trupe teatral com comédias, das danças de salão, como tango e gafieira, e das belas garotas no cancã. Nesse desafio, vamos transformar o palco em uma grande casa de show noturna”, detalha o diretor-geral Hamilton Filho.
O musical, que estreou em dezembro passado, retorna ao palco cercado de profissionais de diversas áreas, como coreógrafo, professora de inglês (responsável pela tradução das letras das músicas) e técnicos circenses. “Ensaiamos por seis meses, sempre aos sábados, e o interessante é que os estudantes – entre 14 e 17 anos – tiveram acesso, em um só momento, a várias linguagens artísticas: teatro, dança e música. Além disso, eles ficaram responsáveis por toda a produção visual e pela trilha sonora do espetáculo”, conta Hamilton Filho.
O coreógrafo do musical, Everton Ferreira dos Santos, ex-aluno e ex-professor do Colégio Josias de Almeida Melo, ressalta que os estudantes envolvidos com o espetáculo não tinham maiores conhecimentos da dança. “A montagem levou os alunos ao contato com essa linguagem artística, e o resultado foi surpreendentemente positivo. Foi uma oportunidade maravilhosa, e todos se envolveram plenamente”.
A estudante Patrícia Moura, 18 anos, estudante do 1º ano, conta que foi a primeira vez que participou de um musical. “Já gostava muito de dança, e estava ao lado de colegas. Então, me senti muito à vontade. Depois de ensaiar muito, posso dizer que o resultado está perfeito”, declara a aluna que, na montagem, dança os estilos pop, street e tango.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Projeto sobre a Caatinga levará estudantes de Caldeirão Grande a feira internacional no México
-
Seminário marca luta da rede estadual de ensino por uma educação antirracista
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes desenvolvem repelente natural para combater mosquitos
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino