Estudantes da rede estadual encenam o musical L´amour no Centro Cultural Plataforma

Palavras-chave:

Um elenco formado por 56 estudantes do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo, no bairro de Plataforma, em Salvador, sobe ao palco do Centro Cultural Plataforma, nesta quarta-feira (28/05), às 17 horas, para a apresentação do musical L´amour, uma livre adaptação do filme Moulin Rouge. Sob a direção-geral do professor de artes visuais da unidade escolar, Hamilton Filho, a montagem retrata as grandes casas de espetáculos e todo o seu contexto artístico. A atividade teatral faz parte do projeto que o docente vem desenvolvendo no colégio há dez anos com o objetivo de trabalhar, com os alunos, conteúdos voltados ao teatro, à dança, à produção e às técnicas cênicas.

“Traremos, nesse espetáculo, uma ambiência da noite parisiense, tendo como maior referência o filme Moulin Rouge (dirigido por Baz Luhrmann/2001). Buscamos traçar o nosso perfil particular e estabelecer cenas com a força das danças de rua, da trupe teatral com comédias, das danças de salão, como tango e gafieira, e das belas garotas no cancã. Nesse desafio, vamos transformar o palco em uma grande casa de show noturna”, detalha o diretor-geral Hamilton Filho.

O musical, que estreou em dezembro passado, retorna ao palco cercado de profissionais de diversas áreas, como coreógrafo, professora de inglês (responsável pela tradução das letras das músicas) e técnicos circenses. “Ensaiamos por seis meses, sempre aos sábados, e o interessante é que os estudantes – entre 14 e 17 anos – tiveram acesso, em um só momento, a várias linguagens artísticas: teatro, dança e música. Além disso, eles ficaram responsáveis por toda a produção visual e pela trilha sonora do espetáculo”, conta Hamilton Filho.

O coreógrafo do musical, Everton Ferreira dos Santos, ex-aluno e ex-professor do Colégio Josias de Almeida Melo, ressalta que os estudantes envolvidos com o espetáculo não tinham maiores conhecimentos da dança. “A montagem levou os alunos ao contato com essa linguagem artística, e o resultado foi surpreendentemente positivo. Foi uma oportunidade maravilhosa, e todos se envolveram plenamente”.

A estudante Patrícia Moura, 18 anos, estudante do 1º ano, conta que foi a primeira vez que participou de um musical. “Já gostava muito de dança, e estava ao lado de colegas. Então, me senti muito à vontade. Depois de ensaiar muito, posso dizer que o resultado está perfeito”, declara a aluna que, na montagem, dança os estilos pop, street e tango.

Notícias Relacionadas