Estudantes da rede estadual elegem os líderes escolares e etapa municipal começa a partir do dia 7 de junho

Palavras-chave:
O processo democrático realizado de forma on-line nas escolas da rede estadual de ensino para a escolha dos representantes estudantis segue mobilizando a comunidade escolar. No período de 7 a 11 de junho, serão realizadas as eleições para líderes dos municípios e de 21 a 25 de junho, para líderes do Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Nesta sexta-feira (28), foram finalizadas as eleições para líderes escolares, que envolveu a mobilização de estudantes das escolas da capital e do interior do Estado. O processo eletivo foi iniciado no dia 10 de maio, com as eleições dos líderes e vice-líderes de classe de todas as escolas. 
 
O coordenador de Políticas para a Juventude da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Jocivaldo Bispo, falou da importância desse processo democrático. “Mesmo durante a pandemia, a mobilização e as eleições estão ocorrendo e podemos celebrar a capacidade da rede de se reinventar. A gestão inaugura outras formas de diálogos para o ensino e as aprendizagens e todos aprendem que podemos superar as dificuldades quando trabalhamos em coletivo”, comentou. 
 
Nesta etapa, apenas puderam concorrer os estudantes que foram eleitos líderes e vice-líderes de classe pelos colegas de turma. Este é o caso de Ludmila Nascimento, 19, 2º ano, que foi eleita a líder do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Salvador. “Ser escolhida como líder do colégio é perceber que os outros alunos sabem de toda a dedicação que tenho pela escola. Além de líder de sala e da escola, eu também sou presidente do grêmio estudantil e vou fazer o possível para tentar ajudar a todos”, afirmou. 
 
Em Itabuna, no Colégio Estadual Félix Mendonça, a estudante Hayana Santana, 16, 3º ano, também conciliará as funções de líder de classe e líder da escola. “Sempre fui uma pessoa que se empenha em ajudar as outras em quaisquer que sejam as situações e considero isso um grande ponto favorável para a liderança, pois é um cargo que requer dedicação, responsabilidade, paciência e cautela para saber lidar com cada situação”, comemorou.

Notícias Relacionadas