Estudantes da rede estadual elegem líderes municipais e eleições territoriais começam no dia 21 de junho

Escolas da rede estadual finalizaram, nesta sexta-feira (11), as eleições para a escolha dos líderes dos municípios. A atividade mobilizou toda a comunidade escolar, através de votações on-line, e fez parte de mais uma etapa do processo democrático adotado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para fomentar o protagonismo estudantil. A próxima fase acontece no período de 21 a 25 de junho, quando serão realizadas as eleições para os líderes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

Em Itamaraju, o estudante Gustavo Henrique Silva, 17, que cursa o 2º/ 3º ano, no Complexo Integrado de Educação de Itamaraju, foi eleito o líder do município. “Representar os alunos da minha escola e, também, do município é muito importante. O meu objetivo é fazer com que os alunos, professores, secretaria, direção e as outras escolas criem um vínculo maior, que possamos realizar projetos estruturantes que envolvam o aprendizado e o lazer do aluno para a sua vida profissional, educacional e pessoal”, afirmou.

Nesta etapa, apenas puderam concorrer os estudantes que foram eleitos líderes e vice-líderes escolares. A eleições estudantis começaram no dia 10 de maio, com a escolha dos representantes de classe, passando também pela etapa escolar. O processo faz parte das novas ações da SEC para incentivar o protagonismo estudantil na gestão democrática da educação na escola, no município e no Território de Identidade.