Estudantes da rede estadual do interior visitam Expo Darwin 200, nesta quinta-feira (23)

Foto: Amanda Chung / SECBA
Vinte e seis estudantes da rede estadual do interior do Estado visitaram, nesta quinta-feira (26), a Expo Darwin 200: a Bahia na década dos oceanos, que ocorre até sexta-feira (27), no Terminal Marítimo de Salvador. Os alunos dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) 3, 8, 9, 10 e 25 conheceram a tripulação e as instalações do maior veleiro de bandeira holandesa do mundo, o Oosterschelde, bem como visitaram os estandes e projetos de instituições como Secretaria da Educação do Estado (SEC), Fiocruz, Cimatec, Bahia Pesca, Projeto Tamar e Instituto Baleia Jubarte, expostos no Porto de Salvador.

Durante a visita, os estudantes tiveram contato com alguns dos jovens líderes conservacionistas que integram a viagem de dois anos, refazendo a rota visitada pelo naturalista Charles Darwin em sua expedição de 1831, com o objetivo de inspirar soluções para os maiores desafios ambientais do planeta. Na embarcação, os alunos tiveram a experiência de erguer uma das velas e tocar o apito do Oosterschelde, além de conhecerem as acomodações onde toda a tripulação ficará durante a viagem.

O estudante Lucas Antônio dos Santos, 17 anos, do 2º ano do curso técnico de Administração do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Vale do Jiquiriçá - Amargosa, se mostrou impressionado ao conhecer os detalhes do navio. "Está sendo um momento incrível conhecer este navio, principalmente por saber que ele está refazendo uma rota histórica. É totalmente diferente ver essas coisas pessoalmente e estou muito feliz por ter esta oportunidade", relatou.

Os estudantes também visitaram os estandes que fazem parte da exposição e puderam conhecer projetos como o Programa de Educação Ambiental, apresentado pela SEC, e a máquina de dessalinização da água, pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. "Fiquei muito impressionada com todos os projetos relacionados ao meio ambiente que foram apresentados na exposição e espero conseguir levar para minha escola as informações que aprendi aqui para enriquecer os debates e as oficinas ambientais que já acontecem em sala de aula", explicou a estudante Alice Cardoso Santos, 17 anos, do 2º ano técnico em Administração, do Colégio Polivalente de Itapetinga.

Agenda - Na tarde desta quinta-feira (26), estudantes realizaram uma visita ao Cine Glauber Rocha, situado na Praça Castro Alves, em Salvador. Durante a visita, tiveram a oportunidade de assistir ao filme "Nosso sonho", que narra a trajetória dos cantores Claudinho e Buchecha.