Estudantes da rede estadual de Salvador participam de oficinas virtuais de fotografia

Cerca de 120 estudantes dos colégios estaduais Professora Maria de Lourdes Parada Franch e Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizados em Salvador, estão participando de oficinas virtuais de fotografia do projeto PhotoTruck. A iniciativa criada pela ONG ImageMagica é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e o Instituto CCR (antiga Companhia de Concessões Rodoviárias), com o apoio da CCR Metrô Bahia. As oficinas virtuais acontecerão até o dia 14 de maio, em dois módulos com desafios fotográficos feitos pelo celular, com o intuito de ensinar a autorresponsabilidade sobre o futuro, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os professores e estudantes participantes contam com conteúdos disponibilizados por e-mail e pelo Google Classroom, além de suporte e acompanhamento da equipe do projeto. Ao final do trabalho, os participantes receberão um certificado virtual de participação. No segundo semestre, quando for possível, o caminhão do projeto irá nas duas escolas para fazer a exposição fotográfica das produções dos estudantes.

A oficina realizada com os estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, via Google Meet, contou com as orientações do professor Carlos Eduardo Ferreira, que leciona na escola. “Este projeto já esteve no colégio tempos atrás e os alunos tiveram a oportunidade de ver pessoalmente como se faz montagens fotográficas (trucks). Esta é mais uma oportunidade imperdível de conhecer novos trabalhos que eles dispõem no ramo da fotografia e que tem despertado o interesse dos alunos”, disse o professor.

O estudante Nathan Gonçalves, 16, 1º, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, disse que está gostando da experiência de participar do projeto. “Sempre tive curiosidade de como se faz uma foto profissional e este projeto é muito interessante, pois estamos aprendendo a tirar fotos sobre diferentes temas e conhecendo as técnicas”, comentou.

No Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Parada Franch, em Pau da Lima, a oficina contou com o professor Rogério Veloso, que também é da unidade escolar. “Além da apresentação do projeto, foram exibidos vídeos do módulo 1 para a realização de atividades propostas,  através das quais eles aprenderam o conceito e a história da fotografia, conteúdos sobre luz e enquadramento, até o uso da câmera do celular como ferramenta para a produção das fotos”, destacou o educador.

Para o estudante do colégio, Saulo Conceição, 16, 1º ano, a atividade é estimulante. “Estou me divertindo muito nas atividades do projeto, porque tudo é muito bem explicado e descontraído. Através desse projeto, eu estou me interessando muito em aprender sobre a fotografia”, revelou.