Estudantes da rede estadual de Candeias conquistam vaga para etapa nacional em torneio de robótica

Estudantes do Colégio Estadual Ouro Negro, no município de Candeias, ficaram em segundo lugar no torneio regional de robótica First Lego League, na categoria Champion Award. A conquista da equipe “Robótica Black Gold” leva o projeto para a etapa da competição nacional, prevista para ser realizada no próximo dia 26 de junho. Neste ano, em sua primeira edição totalmente virtual, a competição organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), contou com a participação de 22 equipes de quatro estados nordestinos.

>>Confira aqui a lista completa dos projetos finalistas

O grupo, formado por Igor dos Anjos, Nadyne Almeida, Gabriel Beltrão, Luana Rosado, Maria Juliana, João Victor, Heitor Vitena e Marlon Santos, ganhou também outro prêmio: o de Técnico Destaque da competição, que foi designado ao estudante e líder do grupo, Igor dos Anjos. Para o jovem de 17 anos, o resultado foi fruto de um trabalho árduo de seis meses. “Agora é ter foco, se dedicar ainda mais e manter a  fé. Sabia da preparação do grupo e acreditava no potencial de cada um dos componentes. Ver a primeira equipe de garagem da Bahia entre os 'Champions', bem como participar da etapa nacional, é incrível. Sem dúvida, é a concretização de um sonho. Tenho que me dedicar o dobro pra sair vitorioso e, quem sabe, ir para a etapa internacional”.

De acordo com Shirley Costa, coordenadora do Programa Bahia Olímpica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a equipe do programa está vibrando com a conquista dos estudantes. “Estamos comemorando o sucesso dos alunos da rede pública de ensino nas diversas olimpíadas de conhecimento. Com a participação ativa na etapa nacional do Torneio de Robótica, a Escola Estadual Ouro Negro revela o seu compromisso com a formação integral dos estudantes, fomentando a curiosidade, a criatividade e a investigação”, disse a coordenadora.

Para a gerente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Clésia Lobo, a conquista é motivo de orgulho para a comunidade escolar baiana. “Os estudantes da equipe Black Gold, time de garagem, fizeram um feito inédito no Torneio SESI de Robótica First Lego League Regional Bahia e agora estão no nacional. Mostraram resiliência e determinação e superaram as dificuldades do isolamento social. Mesmo sem um técnico adulto ou professor, fizeram seu processo de preparação de forma autônoma, um princípio que é trabalhado no torneio. Isso mostra o prazer pelo aprendizado e que basta um desafio bem feito e os jovens respondem bem à oportunidade”.