Estudantes da rede estadual assistem ao filme "Medida Provisória", em Salvador

Palavras-chave:
Um grupo de 200 estudantes dos colégios estaduais Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, Deputado Herculano de Menezes, Thales de Azevedo e Professor Rômulo Almeida assistiu ao filme "Medida Provisória", dirigido pelo ator Lázaro Ramos, na tarde desta sexta-feira (22), no Cine Metha Glauber Rocha, em Salvador. A iniciativa foi promovida pelo projeto social “Chamada solidária”, que realiza ações filantrópicas de acesso à cultura, voltadas para a área da Educação. O transporte dos estudantes até o cinema foi viabilizado pelo projeto e pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). 
 
Segundo os estudantes Leandro Rodrigues, 14, e João Paulo Oliveira, 16, ambos do 9º ano, do Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, a sessão ficou marcada em suas vidas. “Foi a primeira vez que eu assisti a um filme no cinema e esta experiência é muito importante para mim”, revelou Leandro. Para João Paulo também foi sua estreia em uma sala de cinema. “Estou muito feliz por esta oportunidade de ir ao cinema pela primeira vez e assistir a um filme nacional. Agradeço a todos que colaboraram para esta ação acontecer”, disse.
 
O idealizador do projeto e ex-estudante da rede estadual, Enderson Araújo, falou da importância da iniciativa e da temática abordada para o currículo e a formação dos estudantes. “Acredito que o cinema é uma ferramenta importante para fazer com que o jovem tenha acesso à cultura e à arte e que possa viajar no seu imaginário ao misturar ficção com realidade, como é o caso de "Medida Provisória". O filme é importante, pois traz a narrativa de um Brasil segregacionista e racista, que ainda não reconhece os pretos como pertencentes desse espaço”.
 
O Colégio Estadual Rômulo Almeida distribuiu kits aos estudantes contendo doces, pipoca e copo, tornando a experiência ainda mais especial. A estudante Namdale Nunes, 2º ano, 17, aprovou a iniciativa. “É muito bom poder sair do ambiente escolar e assistir a um filme interessante e nacional, que nos faz refletir sobre preconceito e racismo”.

Notícias Relacionadas