Estudantes da rede estadual aproveitam férias com atividades de esporte, cultura e lazer nas escolas

Palavras-chave:
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
No Colégio São Daniel Comboni, situado no bairro de Sussuarana, em Salvador, o programa Férias na Escola está oferecendo uma ampla gama de atividades educativas e recreativas para mais de 200 alunos. Desde o dia 10 de janeiro, os estudantes têm participado de experiências artísticas, como aulas de cinema, e de práticas esportivas, com cursos de vôlei, futebol, jiu-jitsu e ginástica rítmica. A iniciativa, que se estende até o dia 31, conta com oficinas diárias das 7h às 18h, proporcionando, ainda, duas refeições diárias para todos os participantes.
 
Valéria Augusta, aluna do 8° ano, compartilha, com empolgação, sua experiência no programa: “as férias estão sendo incríveis aqui. É muito legal poder participar de algo assim quando a gente não está estudando, porque, muitas vezes, a gente fica em casa sem fazer nada, e aqui nós estamos aprendendo e nos divertindo ao mesmo tempo”.
 
Jacó Marley, do 9° ano, tem aproveitando as quadras e os jogos de basquete: “eu gosto muito de esportes. Então, estou aproveitando bastante as partidas que organizamos. Além disso, outra coisa boa é que, ficando aqui, nós temos as refeições garantidas todos os dias. Isso faz com que as atividades sejam ainda melhores”.
 
A diretora da escola, Neuza dos Santos, conta como a nova estrutura, inaugurada pelo Governo do Estado em 2022, tem beneficiado a comunidade escolar: “atualmente, temos uma participação expressiva dos alunos nas atividades oferecidas durante as férias, com destaque para a procura pela prática esportiva. A nova estrutura permite uma oferta mais ampla de atividades, atendendo às demandas variadas dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento integral de cada um deles”.
 
Toda a Bahia
 
O programa, que se estende por toda a Bahia e está beneficiando mais de 120 mil alunos da rede estadual, segue a metodologia do programa Educa Mais Bahia, integrando ações de aprendizado e lazer. Além das atividades esportivas e culturais, estão programadas ações de recomposição de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento holístico dos estudantes. A iniciativa conta com a participação de monitores voluntários do Educa Mais, buscando proporcionar uma experiência educativa enriquecedora durante o período de férias.
 
Cerca de 513 escolas participam do programa, abrangendo atividades nos eixos de Cultura Corporal, Arte e Cultura, Saúde e Bem-Estar, Esporte e Lazer, e Recomposição de Aprendizagem. Isso demonstra o comprometimento em proporcionar experiências educativas e recreativas para os estudantes durante o período de férias.
 
Leninha Vila Nova, superintendente de Políticas para Educação Básica da SEC, destaca a relevância das atividades em andamento na rede estadual de ensino durante o período sem aulas: “estamos muito satisfeitos com a adesão e o entusiasmo dos alunos em participar dessas atividades enriquecedoras. Além de proporcionar uma imersão nas expressões artísticas e culturais, o projeto tem um impacto significativo no acesso à alimentação, garantindo duas refeições diárias para os estudantes. A repercussão tem sido extremamente positiva, reforçando a importância de oferecer oportunidades educativas durante o período de férias”.
 
O professor de Educação Física, Jorge Luís Garcia, responsável pela Oficina de Voleibol em Bom Jesus da Lapa, considera uma excelente iniciativa. “O projeto está tirando o aluno da ociosidade, oferecendo momentos de descontração e diversão. Nossa expectativa é que aconteça também no recesso do meio do ano”, comemora.
 
Em Itarantim, durante o recesso escolar, por exemplo, para a maioria dos alunos a oferta de opções é mínima. “Os jovens aqui na região costumavam passar o período das férias sem uma atividade própria para a sua idade. Com a recente inauguração da nova quadra e o início do Férias na Escola com Mais Saber e Sabor, o colégio passou a ser o ponto de encontro da garotada que gosta de ficar por aqui, onde se sentem acolhidos”, afirma o educador Amisson dos Santos Nunes.
 
Saúde
 
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está apoiando o projeto, ofertando serviços de ginecologia, exames laboratoriais e avaliação nutricional em 25 municípios, contemplando 65 colégios estaduais. Estima-se que mais de 26 mil estudantes estão sendo diretamente beneficiados com a iniciativa, além das comunidades escolar e familiar. Adicionalmente, serão produzidos e distribuídos vídeos curtos para todas as unidades educacionais, abordando de maneira acessível temas relevantes como álcool e drogas na juventude e sexualidade, bem como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
 
Entre as localidades participantes do programa estão Amargosa, Barreiras, Caetité, Camaçari, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Valença, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
 
Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Notícias Relacionadas