Estudantes da rede estadual aprovados na segunda chamada do SISU comemoram o ingresso no Ensino Superior

Com a divulgação da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU), muitos estudantes da rede estadual viram seus nomes aprovados para o ingresso no Ensino Superior. Através deste sistema informatizado através do qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), alunos de unidades como o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEP/TIC), em Lauro de Freitas, e o CEEP em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel, localizado em Seabra, vão cumprir, agora, uma nova etapa do seu percurso escolar.

Tainá Chaves Moura, 20, concluinte do curso técnico de nível médio em Manutenção e Suporte em Informática no CEEP/TIC, é uma das que passaram na segunda chamada do SISU. Ela ingressou no curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Todo o corpo docente e demais funcionários da instituição, com inteira dedicação aos alunos, tiveram um papel fundamental para que eu conseguisse alcançar mais esta conquista. Esta vitória representa uma nova etapa na minha vida acadêmica e é apenas o pontapé inicial de muitas que virão”, comemora.

Já a graduação de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai receber a caloura Geize Pedra, 18, também aluna curso técnico de nível médio em Manutenção e Suporte em Informática no CEEP/TIC. “Foi uma grande conquista, porque sempre foi meu sonho ingressar na UFBA, cursar o que eu gosto e o que me imagino fazendo. Ser aprovada em Farmácia foi uma grande alegria e o CEEP/TIC me ajudou muito durante todo esse percurso, oferecendo uma preparação de qualidade. E receber o apoio dos professores foi essencial, porque me senti e me sinto motivada para continuar”.

O diretor do CEEP/TIC, Denis Daltro, fala do esforço dos estudantes para alcançarem seus objetivos neste momento atípico de crise sanitária. “Mesmo em um ano pandêmico, os nossos estudantes procuraram manter o foco, desenvolveram atividades junto com a escola remotamente e conseguiram êxito na empreitada de ingressar na universidade pública ou privada, a partir da nota do ENEM. Agradecemos aos familiares por estarem junto com eles e a escola nesta conquista”.

Recém concluído o curso técnico de nível médio em Administração no CEEP de Seabra, o estudante Matheus Lopes Neri, 19, conta que, na sua concorrência, ficou em primeiro lugar e conquistou uma vaga para Engenharia de Alimentação na Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Estou muito realizado! Meu sonho era estar em uma federal, assim como o de todos os outros estudantes. É apenas o primeiro passo de tantos que virão. O CEEP foi onde eu me encontrei, foi o colégio com que mais me identifiquei. Temos na unidade excelentes profissionais na Educação e na manutenção da escola”.

A diretora Marcella Leite confraterniza com os estudantes do CEEP de Seabra pela vitória de cada um. “É com imensa alegria que venho recebendo os resultados exitosos dos estudantes do nosso CEEP. Essa alegria se inspira na gratidão em fazer parte de uma equipe composta por profissionais competentes e amantes do capital humano que transita pela nossa instituição. Vendo nossos estudantes alcançarem sonhos e ampliarem o acesso cidadão deles às esferas múltiplas, meu sentimento é de gratidão a esta equipe valorosa”.

Educação Profissional na rede – A Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual está presente em 267 unidades escolares nos 27 Territórios de Educação, com 108 mil estudantes matriculados e 81 centros estaduais (CEEP) e territoriais de Educação Profissional (CETEP).