Estudantes da rede estadual apresentam projetos científicos durante a 8ª Expo Santana, no Oeste baiano

Foto: Divulgação

Os estudantes da rede estadual de ensino têm se destacado, cada vez mais, em feiras científicas e exposições regionais, através da apresentação de projetos e tecnologias sociais. É o caso da 5ª Feira de Ciências e de Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional, iniciada nesta quarta-feira (12) e que segue até domingo (16), no Parque Manoel Cardoso Pereira, no município de Santana, no Oeste baiano. A atividade, que envolve a participação de estudantes de diferentes Territórios de Identidade, faz parte da programação da oitava edição da Expo Santana e é promovida por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância da participação dos estudantes no evento. “É uma oportunidade de todas as unidades escolares da rede estadual que ofertam cursos de Educação Profissional estarem trocando experiências e, ao mesmo tempo, tendo vivências. O objetivo é oportunizar que professores e estudantes possam compartilhar os seus projetos de pesquisa, além de participar de debates e seminários. A feira também propicia que eles se aprofundem mais as questões problemáticas dos seus Territórios de Identidade, buscando soluções por meio das tecnologias sociais”.

Além de participarem das exposições dos projetos em estandes montados no evento, os estudantes também estão relatando as suas experiências obtidas com a elaboração de pesquisas e projetos científicos, no auditório da feira. A programação conta, ainda, com palestras, com tema como “Saberes e tecnologias no/do campo: o lugar do atraso não é geográfico”, e a roda de conversa “O protagonismo estudantil e o mundo do trabalho”.

O Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Bacia do Rio Corrente, de Santa Maria da Vitória, está participando com 25 estudantes distribuídos em cinco projetos. Um dos destaques é o “Biodigestor caseiro: produção de gás natural para suprimento de casas rurais”. O estudante Guilherme Medeiros, 17 anos, do curso técnico em Agropecuária, falou do impacto do projeto. “É uma técnica de produção de gás natural, o metano, capaz de suprir o gás de cozinha comercial como alternativa de economia e aproveitamento de recursos do pequeno produto rural, além do subproduto como fertilizante orgânico”.

A estudante Jovana Santos, que faz o curso técnico em Agropecuária no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Recursos Naturais do Centro Baiano, de Xique-xique, está apresentando com os seus colegas o projeto “Empreendendo para produzir sabão com óleo de frituras de alimentos”. “O projeto foi idealizado a partir da necessidade de conscientizar as pessoas sobre o descarte irregular de gorduras nas pias e que podem causar impacto nos rios. Com a arrecadação da gordura, podemos proteger o meio ambiente”, disse.

Quem também está se apresentando na feira com o “Jato+BA” é o estudante Gustavo Andrade, do Cetep do Velho Chico, de Ibotirama. “O projeto traz críticas aos produtos super processados, substituindo sua composição pela farinha do Jatobá, rica em nutrientes, fibras e carboidratos que são bons para o funcionamento do nosso corpo humano”, afirmou.