Estudantes da rede estadual apresentam projeto de intervenção ambiental em Jaguaquara

Os estudantes do curso técnico em Agroindústria, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (Ceep), localizado em Jaguaquara, apresentaram, na última semana, durante sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores do município, um projeto de intervenção ambiental com medidas educativas objetivando conscientizar e alertar à sociedade e ao poder público sobre a importância de realização da coleta seletiva.

A iniciativa de elaborar o projeto de intervenção ocorreu a partir dos debates, na área Ciências da Natureza, componente curricular Biologia, sobre a Lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A Lei estabelece que, até este ano de 2014, os lixões existentes nas cidades sejam desapropriados, e que seja implementada a política de coleta seletiva e a compostagem de resíduos sólidos”, explicou a professora Sônia Maria Cardoso da Guarda, orientadora do projeto.

A idéia é que o projeto de intervenção sirva de subsidio para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente na tentativa de iniciar políticas públicas ambientais, servindo também de exemplo para outras prefeituras do Território. “Esperamos que nosso projeto inspire o poder público para tomar providências sobre esta questão ambiental”, disse a professora.

O estudante Tássio Bitencourt explica algumas das ações previstas no projeto de intervenção. “Nossa ideia é distribuir sacolas plásticas coloridas para a separação dos resíduos domiciliares que podem ser entregues em um galpão onde funciona a Cooperativa de Catadores de Lixo do município de Jaguaquara. Lá o material deverá ser selecionado, compactado e comercializado nos municípios que possuem empresas que atuam como recicladoras. Também iremos realizar formações com a comunidade para que tenham consciência de que uma simples ação pode preservar o ambiente em que vivemos”, afirmou.