Estudantes da Educação Profissional realizam mostra de cursos técnicos em Catu

O Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu, uma das 103 unidades compartilhadas que ofertam Educação Profissional, promoveu nestas terça (12/11) e quarta-feira (13/11), a IV Mostra do curso técnico em Petróleo e Gás e a I Mostra do curso técnico em Informática.  

Edibruno Nascimento Santos, 18, estudante do 4º ano do curso técnico em Petróleo e Gás, falou sobre a importância da atividade, destacando o contato com o público visitante. “Conhecimento não nos falta para passar para a comunidade. Nas últimas três semanas ficamos nos preparativos finais e na maior expectativa para que todos pudessem participar e mergulhar no universo do conhecimento sobre o petróleo e a informática”, disse.

Neste ano, a turma do curso técnico em Petróleo e Gás irá contar a história do Petróleo ao longo da trajetória humana, desde a Antiguidade aos dias atuais, propiciando elementos para reflexão sobre a sua importância, as contradições, as possibilidades, os benefícios e problemas do mundo petrolífero.

Eles também irão apresentar as rotinas dos técnicos em Petróleo e Gás no mundo do trabalho, ressaltando alguns procedimentos como: operações com arames que são chamados wire-line, para a execução das operações em poços de petróleo sem intervenção de sonda; equipamentos de sondas, demonstrando conceitos e aplicabilidades dos equipamentos utilizados na indústria do petróleo; indústria do petróleo, mostrando a cadeia produtiva do petróleo que vai da prospecção ao produto final.

Os estudantes do curso técnico em Informática abordaram a temática “Tecnologia: gerações e aplicabilidades. No estande, eles focaram a história da tecnologia, dando destaque ao computador.     

A professora Nadilza de Araújo Trindade, uma das organizadoras da atividade e coordenadora do curso técnico em Petróleo e Gás, avalia a atividade fundamental no processo de aprendizagem dos estudantes, além de ser um momento oportuno para mostrar à comunidade os cursos que são ofertados. “Esta é uma oportunidade de socializar as discussões realizadas em sala de aula e, também, de divulgar os cursos técnicos oferecidos na unidade escolar para a comunidade do nosso município”, disse.

Notícias Relacionadas