Estudantes da Educação Profissional participam de feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária

Os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino estão expondo chocolates e carnes produzidos pelas fábricas-escolas dos centros estaduais e centros territoriais de Educação Profissional localizados em Ilhéus, Arataca, Gandu, Itororó e Ipiaú, durante a I Feira Interterritorial da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (FAFESOL), que acontece até este domingo (28), no Parque de Exposições Antônio Setenta, em Itabuna. O evento integra a programação da 40ª Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (EXPOFENITA).
 
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, que esteve presente, ressaltou a importância do evento para o aprendizado da comunidade escolar. “A participação dos estudantes e professores das fábricas-escolas de Arataca, Ilhéus, Ipiaú, Gandu e Itororó, com a partilha dos saberes e conhecimentos às comunidades na apresentação dos seus produtos, é uma experiência maravilhosa. Na feira, se tem uma visão holística dos arranjos produtivos locais, das parcerias e das relações da escola com o mundo do trabalho. Com muito orgulho, a SEC não mediu esforços para que essa participação fosse efetiva e enriquecedora no currículo escolar”. 
 
As barras e trufas de chocolate, que variam de 53% a 70% de cacau ao leite e 100% orgânico das respectivas regiões, são produzidas sem o uso de conservantes e com açúcar demerara nas fábricas-escolas do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus; do CEEP da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, em Arataca; do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, em Gandu; e do CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú. Além disso, também estão sendo expostos carnes de sol, charque, linguiça, doces e compotas da Fábrica-escola da Carne de Sol, do CETEP do Médio Sudoeste da Bahia, localizado em Itororó. 
 
A estudante Eduarda Oliveira, 18, do curso técnico de nível médio em  Nutrição e Dietética, no CETEP do Baixo Sul, em Gandu, falou da experiência de participar do evento. “Estou gostando muito de expor os produtos, pois isso pode ser uma oportunidade a mais no futuro através do empreendedorismo”. A estudante Camila Barbosa, 26, que faz o curso técnico de nível médio em Agroindústria, no CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú, também gostou de participar da feira. “É bom poder trocar experiência e expor os chocolates que desenvolvemos na fábrica-escola. Futuramente, pretendo abrir meu próprio negócio e este aprendizado é fundamental”, disse. 
 
Já a estudante Edilane Pereira, 31, do curso técnico de nível técnico em Agroindústria, do CETEP do Médio Sudoeste da Bahia, localizado em Itororó, faz parte da equipe de alunos que estão expondo carnes produzidas na Fábrica-escola da Carne de Sol. “Estamos colocando em prática o que aprendemos no curso através do contato com o público para o qual mostramos o processo de produção das carnes, desde o abate até o preparo e, também, contamos a história da carne de sol, com direito a degustação ao final da apresentação”, comentou.

Notícias Relacionadas