Estudantes da Educação Profissional de Irará aprendem técnicas de processamento de alimentos

Os estudantes do curso técnico em Agroindústria, do anexo do Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão, situado em Irará, estão aplicando os conhecimentos adquiridos pela disciplina técnica Embalagens e Aditivos para realizar o processamento mínimo de frutas, verduras e hortaliças. A tecnologia é considerada uma alternativa por reduzir perdas pós-colheita e agregar valor aos alimentos, mantendo suas características nutritivas.
 
Fotos: Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão
O processamento mínimo, também chamado de beneficiamento primário, é uma opção prática e saudável para consumidores que buscam alimentos seguros e de qualidade. “Eles são considerados seguros por conta do baixo percentual de processamento a que são submetidos, mantendo, assim, suas propriedades originais: sabor, textura, cor e aroma, minimizando a perda do produto”, explicou a professora Shirlei Messias Araújo.
 
As hortaliças e verduras foram cultivadas na horta implantada por estudantes no próprio Centro. Segundo a estudante Marielly Ramos, 23 anos, aluna do curso técnico em Agroindústria, o processo de produção é simples. “As frutas, hortaliças e verduras são comercializadas na forma in natura, após passar pelo processo de seleção, higienização com uso do hipoclorito de sódio, processamento, que consiste no corte, fatiamento e descasque. Depois de embaladas, estão prontas para comercialização ou consumo imediato”, explicou.
 
A intenção dos estudantes é de qualificar os pequenos agricultores do entorno do Centro com dicas sobre o processamento mínimo. “Nossa ideia é conscientizá-los sobre a importância do processamento para agregar valor aos produtos cultivados por eles. Avaliamos que, desta forma, podemos ampliar os conhecimentos e oportunizar o aumento da renda”, finalizou Marielly.

Notícias Relacionadas