Estudantes da Educação Profissional comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (05 de junho), estudantes do curso técnico em Meio Ambiente da rede estadual de Educação Profissional realizam uma série de atividades durante toda a semana, a exemplo de palestras, mostras de vídeo, oficinas e exposições. Os jovens e trabalhadores demonstram como é possível contribuir para um mundo melhor por meio de ações sustentáveis, de cuidado e proteção dos recursos naturais e como a formação técnica e profissional que recebem contempla o social, o econômico e também o ambiental.

De quinta-feira (6/06) até sábado (8/06), o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (Ceep), em Salvador, realiza, das 8h às 17h, no auditório do Centro, palestras sobre temáticas ambientais, como: sustentabilidade, reciclagem, resíduos sólidos, coleta seletiva, logística reversa, desmatamento e ecossistema. Os estudantes também irão apresentar tecnologias sociais, de baixo custo, e que podem beneficiar a comunidade e proteger a natureza, como por exemplo, a construção de uma horta vertical feita reaproveitando garrafas pets.

Também nesta quarta-feira, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Chapada Diamantina, em Wagner, realizam das 8h às 17h, no próprio Centro, o I Fórum do Meio Ambiente. Serão distribuídos panfletos com orientações sobre as consequências de se jogar lixos em lugares inadequados. Também serão realizadas palestras abordando temas como coleta seletiva, reciclagem do lixo, aquecimento global, biossegurança, a relação entre resíduos sólidos e saúde e doenças causadas pela poluição do ar. Ainda serão explicadas as diferenças entre as plantas nativas, medicinais, frutíferas e ornamentais.

No Cetep Irecê, um dos destaques da programação foi a exibição e análise do filme “O veneno está na mesa”, que relata as consequências do uso de agrotóxicos no cultivo de alimentos. Na quarta-feira (5/06), a partir das 19h30, haverá uma exposição de trabalhos científicos sobre temas como: reconhecimento da flora da Caatinga e coletiva seletiva, como fazer? Na quinta-feira (6/06), às 9h, as atividades prosseguem com oficina sobre reaproveitamento integral dos alimentos e com palestras, à noite, a partir das 19h, sobre a gestão de resíduos sólidos e a implantação do aterro sanitário no Território de Irecê.

A Semana do Meio Ambiente do Cetep de Itaparica, em Paulo Afonso, traz como tema “Da Educação à consciência e da consciência à ação”. O evento acontecerá no próprio Centro no sábado (8/06) até o próximo dia 12. A mostra de vídeo envolve filmes, como: “O abrigo”, “O impossível”,  “Indomavél Sonhadora”.  Estão programados oficinas e palestra sobre serviços ambientais que asseguram o equilíbrio do ecossistema, o modelo de cidade sustentável e compensação ambiental. Na quarta (dia 12), haverá uma feira cultural, onde serão expostos artesanatos confeccionados em palha e em cerâmica, com o objetivo de apoiar e incentivar as culturas populares.

Atividades contribuem para ressignificar relação com a natureza - Flávia Oliveira, articuladora de estágio do curso técnico em Meio Ambiente do Cetep de Itaparica, em Paulo Afonso, diz que esse tipo de atividade cumpre o papel social da escola de reforçar a importância de se preocupar com as questões ambientais. “O evento nos leva a reflexão sobre a postura do ser humano com o meio ambiente e as consequências oriundas da falta de cuidado que temos com ele”, disse.

O estudante Stácio Alves de Souza, do Cetep de Irecê, conta que está bastante motivado com a Semana do Meio Ambiente e que o envolvimento nesse tipo de atividade desperta tanto nos estudantes quanto na comunidade de que participa uma maior consciência ambiental. “A discussão promovida durante a semana do Meio Ambiente convida toda a sociedade a refletir sobre a postura que temos com os recursos naturais, com nosso planeta. Todas estas ações enriquecem nossa formação e nos tornam mais conscientes da função que estamos assumindo como profissional e cidadão ao longo das nossas vidas: zelar pelo nosso habitat para o nosso bem e das futuras gerações”, disse. Destaca-se, nesse contexto, que a Bahia é o estado com o maior número de cursos técnicos de nível médio em Agroecologia do Brasil.

Notícias Relacionadas