Estudantes da Educação Profissional apresentam 156 projetos em mostra científica, em Vitória da Conquista

Palavras-chave:
Foto: Thiago Antunes
O total de 156 projetos científicos estão sendo apresentados por estudantes da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino, em mostra científica realizada durante o Seminário Territorial de Educação Profissional, iniciado nesta terça-feira (17), no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Vitória da Conquista. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o evento prossegue até quarta-feira (18), com o objetivo de dialogar com os diferentes atores sobre os avanços e a oferta da Educação Profissional e Tecnológica e as novas perspectivas do mundo do trabalho e a territorialidade. 
 
Os projetos em destaque nos estandes foram desenvolvidos por estudantes de 41 escolas estaduais localizadas em 31 municípios da região, envolvendo 11 eixos tecnológicos de 23 cursos técnicos. As produções científicas selecionadas na mostra passarão para a terceira etapa - o Seminário Estadual da Educação Profissional e Tecnológica -, que acontecerá no mês de novembro, em Salvador.
 
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, ressaltou a importância dos seminários. “São territoriais em toda a sua complexidade sociocultural, ambiental e político-econômica. São inovadores ao mostrar o que há de significativo na pesquisa da Educação Profissional aplicada à Educação Básica no desenvolvimento de projetos, tecnologias sociais e produtos. Além disso, compartilham saberes, conhecimentos, técnicas e troca de vivências e experiências no debate de ideias em torno de temas significativos dos territórios, colocando em evidência os estudantes, professores e demais atores e atrizes locais”, destacou.
 
A estudante Cailane Rodrigues, 17, que faz o curso técnico em Biotecnologia, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Rio das Contas, em Ipiaú, está apresentando com sua equipe o projeto “Coa´s face: nibes de cacau como alternativa para produção de esfoliante natural”. “Produzimos um esfoliante com ingredientes como nibes de cacau, óleo de coco, bicarbonato de sódio e cacau em pó, que trazem benefícios, como combate aos radicais livres, o envelhecimento cutâneo precoce, e são antioxidantes e anti-inflamatórios", enumerou.
 
Já a estudante Victória Rocha, 17, que faz o curso técnico em Informática, no CETEP de Vitória da Conquista, está compartilhando, juntamente com os seus colegas, um circuito de papel. “O nosso objetivo é ensinar as pessoas a fazerem um circuito simples utilizando materiais de baixo custo, como papel, lápis, luz de led, alumínio e bateria de pilha. Além de ensinar, também estamos aprendendo muito durante o evento”, comentou. 
 
Programação – Na quarta-feira (18), a programação do seminário inclui as seguintes atividades: mostra científica; relatos de experiência em torno do tema “Ensino e inovação tecnológica enquanto prática pedagógica”; rodada de debates sobre “Tecnologias digitais: inteligência artificial e educação”; aulão de Matemática; palestra sobre “Educação midiática e letramento digital no combate a desinformação”; e apresentações culturais. 
 
O seminário também integra a 20ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), evento organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com programação diversificada nos 27 territórios de identidade da Bahia.

Notícias Relacionadas