Estudantes da Educação Inclusiva aprendem sobre sustentabilidade e alimentação saudável com horta escolar

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
Os 160 estudantes do Instituto Psico Pedagógico de Bonfim, unidade de Educação Inclusiva da rede estadual, localizado no município de Senhor do Bonfim, a 385 Km de Salvador, estão participando de uma experiência de aprendizado diferenciada. Por meio da horta da escola, eles estão conhecendo os fundamentos para o plantio de verduras, frutas, hortaliças e ervas medicinais. E ao mesmo tempo em que desenvolvem uma maior consciência sobre a alimentação saudável e sustentável, os estudantes cuidam do meio ambiente e, também, aprendem sobre educação financeira.
 
Nesta sexta-feira (18), a unidade realiza a 2ª Festa da Colheita do Milho, atividade que vai contar com dança, poesia, arte e muita comida típica oriunda da plantação. O projeto, organizado pelas professoras Ana Cristina Almeida e Maria Gorete Santos, vem expandindo a capacidade e autonomia dos estudantes. “Com o espaço da horta, os alunos podem conhecer todo o processo de plantio e colheita de diversos produtos. Trabalhamos de acordo com aqueles que se adaptam ao clima do momento. A Festa da Colheita do Milho chega a sua 2ª edição e promete movimentar toda a comunidade escolar”, conta Ana Cristina.
 
A professora Ana explica, ainda, que o projeto acaba beneficiando os estudantes em outros aspectos e promove um verdadeiro laboratório prático de aprendizagem. “Dentro do projeto surgiram outros subprojetos, que acabam agregando o ensino. Levamos os participantes para a feira, onde conversam com os feirantes e aprendem educação financeira, além de conhecerem os benefícios de uma alimentação saudável e sustentável. É muito claro vermos o desenvolvimento deles nesse processo”, afirma.
 
Muito ativo às atividades, o estudante Carlos Henrique Souza, 26 anos, com deficiência intelectual, fala do que mais gosta no projeto. “Adoro poder limpar a horta e realizar a colheita. Também me divirto muito na escola porque estou com os professores e colegas e aprendendo bastante”, comemora.

Notícias Relacionadas