Estudantes da capital e interior realizam desfiles de Carnaval

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os resultados dos projetos pedagógicos sobre o Carnaval, desenvolvidos em escolas da rede estadual da capital e do interior, estão sendo apresentados por meio de várias atividades nestes dias que antecedem a abertura oficial da maior festa popular do mundo. Nesta quarta-feira (22), os estudantes do Colégio Estadual Doutor Eliel Martins, na cidade de Sapeaçu (163 km de Salvador), no Recôncavo Baiano, por exemplo, desfilaram pelas principais ruas da cidade, com o tema Colégio Eliel Martins na história, criatividade e folia.
 
Além de animar as ruas do município e integrar a comunidade e a escola, a ação é interdisciplinar e foi desenvolvida ao longo da primeira unidade. “Apesar de não ter Carnaval, a cidade de Sapeaçu tem história de Carnaval. Temos o trio “Estrelar” que é referência na cidade e fazia a festa nas micaretas do município. E foi a partir daí que surgiu a ideia do tema. Fizemos oficinas de confecção das fantasias, alegorias e pesquisamos sobre as micaretas que aconteciam no município. Ao final, desfilamos pelas principais ruas com muita animação”, explica a diretora Maria Augusta Santos Barros.
 
Yasmim Magalhães Pinho, de 16 anos, estudante do 2º ano, foi porta-bandeira e fala sobre este processo que alia pesquisa e folia. “Foi um ótimo trabalho, que mobilizou toda a comunidade escolar e os alunos dos três turnos. Pesquisamos, participamos de oficinas e confeccionamos nossas fantasias e máscaras. Mostramos a comunidade que a escola se interessa pela história da cidade e isso incentiva o sentimento de pertencimento do local”, acredita. 
 
Capital 
No Colégio Estadual Henrique Brito – Tempo Integral, localizado no bairro de Brotas, em Salvador, também teve folia, nesta quarta-feira (22). Estudantes e professores organizaram o baile de Carnaval na unidade, com perucas coloridas, fantasias, máscaras e apresentações de dança. “Hoje foi a culminância do projeto “A história do Carnaval”, onde solicitamos que os alunos pesquisassem sobre o processo de desenvolvimento do Carnaval de Salvador. Há uma semana eles estão realizando apresentações em sala, confecção de máscaras e fantasias e decoraram a escola para a festa”, comenta a professora de História e idealizadora do projeto Rose Minguez.
 
Nesta quinta-feira (23), atividades alusivas ao Carnaval serão realizadas no Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira, em Santo Antônio de Jesus (192 km de Salvador), também no Recôncavo. A partir do tema “Carnaval é alegria”, os estudantes irão participar de um desfile de fantasias e de um baile ao som de marchinhas tradicionais. 
 

Notícias Relacionadas