Estudantes conquistam prêmio por projeto que visa ajudar pessoas em situação de rua

Fotos: divulgação
Estudantes da rede estadual de ensino conquistaram o primeiro lugar no Desafio Fórum Agenda Bahia, atividade que integrou a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no último sábado (24/08), em Salvador. Eles apresentaram o projeto  “Bag To Rise” ou “mochila para se reerguer”. Trata-se de um dispositivo (plug-in) que tem a proposta de servir como um recurso adicional para aplicativos de transporte, possibilitando doações para pessoas em situação de rua.

A ideia é que, ao acionar os aplicativos, o plug-in apareça para que o cliente possa fazer doações de diferentes itens, como roupas e materiais de higiene. O protótipo foi desenvolvido na oficina do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, unidade da rede estadual que funciona dentro do Colégio Estadual da Bahia (Central), com orientação do professor Elton Barreto. O projeto foi idealizado pelas estudantes Vitória Souza Santos, 17 anos, Ana Clara Souza Santos, 16, e Leila de Jesus Nascimento, 18, alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Severino Vieira, localizado no bairro de Nazaré, que participam da Oficina Criativa do CJCC.

“O objetivo era uma página no Instagram, mas o professor Elton gostou tanto que propôs desenvolvermos o projeto de maneira integrada com a oficina de Robótica. O protótipo tem a proposta de utilizar os aplicativos, a exemplo do Uber e 99, como um canal para as doações”, explicou Vitória Santos, ao destacar a funcionalidade do dispositivo. “Quando o cliente for utilizar o programa, aparece uma aba com opções para doações de comidas roupas, material de higiene, entre outros. O motorista do aplicativo se cadastra, recebe uma mochila que fica com ele até encher por completo e caberá a ele repassar diretamente para o morador em situação de rua ou para as entidades que estarão cadastradas”, ressaltou Vitória Santos.

Ainda segundo a aluna, com o reconhecimento, o objetivo é buscar patrocínios para colocar em prática o plug-in. “Queremos mobilizar os aplicativos de mobilidade e empresas que enxerguem no trabalho uma boa maneira de divulgar sua marca em uma iniciativa com esse viés solidário. Por isso, as mochilas podem ser um bom espaço de marketing para carregar as marcas daqueles que estão interessados em participar do projeto”, contou Vitória.

Para Ana Clara Santos, o aprendizado foi enorme. “Ficamos muito felizes em ganhar este prêmio, até por ser um projeto que foi feito realmente em equipe no CJCC. E temos, ainda, essa chance de promover algo que podemos ajudar os moradores em situação de rua e mais necessitados. Acredito que vamos conseguir desenvolver ainda mais esse projeto, levando para o maior número de pessoas”, afirmou.

Sobre o CJCC
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) têm sido um ponto de encontro dos estudantes que, no turno oposto aos quais estão matriculados, participam de cursos e oficinas oferecidos. Atualmente, oferecendo 166 cursos e oficinas nos municípios de Salvador, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Barreiras, Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Serrinha e Irecê, os centros aumentam a jornada escolar, diversificam o currículo dos estudantes e ampliam o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas com as atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência. Uma das oficinas mais procuradas é justamente a de Robótica.