Estudantes conhecem estúdios de TV do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica

Palavras-chave:
Os estudantes do curso técnico de nível médio em Produção de áudio e vídeo, do Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaias Alves (CEEP ICEIA), localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, conheceram, nesta sexta-feira (13), os estúdios do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), instalados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador (IAT). O EMITEC é um programa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que alia conteúdo pedagógico com tecnologia e interatividade, garantindo que os estudantes que moram em áreas remotas da Bahia possam estudar perto dos locais onde vivem e concluir o Ensino Médio.
 
As aulas do EMITEC são transmitidas via satélite, em tempo real, e ministradas por professores da rede estadual diretamente dos estúdios no IAT. Durante a visita aos estúdios, os estudantes conheceram todo o funcionamento do programa como elaboração das aulas, filmagem, edição das imagens captadas e transmissão. Além disso, participaram de uma palestra com professores do EMITEC, que abordam sobre o trabalho desenvolvido.
 
A estudante Vanessa do Rosário, 18, disse que gostou muito da experiência. “Foi uma grande oportunidade de visualizar, na prática, a rotina de trabalho das nossas futuras profissões na área audiovisual. Fiquei impressionada com os equipamentos e como tudo funciona”, revelou. Para Tassiano Rocha, 22 anos, este contato com o mundo do trabalho é essencial para a formação. “Os conhecimentos obtidos nesta visita vai agregar muito na minha formação, pois agora já tenho uma noção de como um profissional de áudio e vídeo atua, atualizando diferentes equipamentos”, disse o estudante.
 
O professor da unidade escolar e que também atua no EMITEC, Heron Brandão, falou da importância da visita para os estudantes. “A visita tem a função de fazer com que os estudantes conheçam não só o mundo real como o mundo profissional no qual eles irão atuar após, a conclusão do curso. Eles conheceram todo o processo de produção desde o roteiro, salas de vídeo, estúdios, edição, pós-produção e a exibição dos conteúdos na rede, e sei que esta experiência marcou a vida deles”, comentou o educador.
 
Mais sobre o EMITEC
O EMITEC prevê atendimento a todas as localidades dos municípios da circunscrição dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Atualmente, o EMITEC atende 18.107 estudantes de 133 municípios e 351 localidades através de 1.076 telessalas. Desde 2011 até 2018, 39.090 estudantes concluíram o Ensino Médio por meio do EMITEC. A oferta estruturante também atua na preparação dos estudantes para o ENEM através da realização de simulados e aulões de revisão. O próximo simulado será realizado nos dias 3 e 4 de outubro e os aulões estão previstos para acontecerem no final de setembro.
 

Notícias Relacionadas