Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes comemoram ampliação do tempo nas escolas estaduais com educação integral
No Colégio Estadual Severino Vieira, localizado no bairro de Nazaré, Centro de Salvador, o ano letivo 2014 começou com boa expectativa para os estudantes que cursam as séries finais do ensino fundamental, em tempo integral. Para eles, o primeiro dia de aula é o momento de escolher as oficinas que irão participar no decorrer do ano. Na unidade, além das aulas de reforço em língua portuguesa e matemática, os estudantes podem optar pelas oficinas de dança, percussão, teatro, contação de histórias, orientação sexual, futsal e canto.
“Implantamos a educação integral na escola, em 2013, com uma resposta muito boa dos estudantes e dos professores. Os alunos adoram ficar na escola e os professores se envolvem bastante com a proposta”, avalia a diretora da unidade, Ana Paula Neves dos Santos Rodrigues. “Nesta segunda-feira (10/03), eles receberam uma ficha e, além das atividades de reforço em português e matemática, que são obrigatórias, já escolheram as três opções de oficinas para cursar durante o ano”, revela.
A partir do Programa de Educação Integral (ProEI), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia busca contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade. “Estudar em tempo integral é muito bom porque serve, também, como uma distração e ajuda na integração com os colegas e professores. As oficinas relaxam a nossa mente”, declara o estudante do 8º ano do ensino fundamental, Moisés Henrique Chaves Bispo, 15 anos, que ainda está escolhendo as suas oficinas.
Decidida, a estudante Melissa de Jesus Santos, 16 anos, aluna do 7º ano do ensino fundamental, quer participar das oficinas de dança e percussão. “O bom de estudar em tempo integral é que eu não fico mais em casa sem fazer nada. Aqui eu me divirto, a comida é boa, e ainda ajuda a melhorar as notas com as aulas de reforço” observa a estudante.
ProEI – A Bahia conta, atualmente, com 59 unidades escolares de educação integral, sendo 29 na capital e 30 no interior do Estado. Ao consolidar a modalidade, a Secretaria da Educação amplia o acesso dos estudantes à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho como ferramentas na construção de saberes e conhecimentos. Para isso, a educação integral é implantada com a jornada escolar ampliada para um período mínimo de sete horas diárias baseadas na diversificação do universo de experiências educativas.
No ProEI, os estudantes do ensino fundamental II e ensino médio da rede pública de ensino têm, além das disciplinas da base comum do currículo, oficinas de iniciação científica, letramento matemático, jogos e esportes. Ao lado dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, o número de escolas com a oferta de educação integral é ampliado para mais de 900 unidades em todo o Estado.
Notícias Relacionadas
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
-
Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador
-
Pré-vestibular gratuito: UPT promove atividades integrativas para estudantes de toda Bahia
-
ARTIGO | EJA: reflexões sobre a Educação Básica para a classe trabalhadora, por Carla Nogueira
-
Parlamento Jovem da Câmara de Salvador recebe inscrições de estudantes até este domingo (5/5)