Estudantes começam a chegar em Salvador para o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual

Palavras-chave:

 

Fotos: Joseane Rodrigues - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes do interior já estão chegando em Salvador para participar, de terça a quinta-feira da semana que vem (21, 22 e 23) do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado, das 8h às 18h, com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova. O Encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, reunirá mais de 4 mil estudantes criadores que irão apresentar projetos de arte, ciência, cultura, esporte, tecnologia, empreendedorismo e inovação desenvolvidos nas escolas durante o ano de 2016.

Nestes dias que antecedem ao Encontro, os estudantes participam de oficinas e ensaios preparatórios. Este é o caso dos alunos, que após participarem das estas escolares e das seletivas territoriais, já estão na capital para a culminância do 9º Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e do 8º Sarau do Tempos de Artes Literária (TAL). Os 16 finalistas do FACE e os 38 do TAL estão hospedados no Hotel Vila Velha, no Corredor da Vitória, onde foram recepcionados e participaram de uma roda de conversa na noite desta quinta-feira (16).[

>> Clique aqui para ver toda a programação do 5º Encontro Estudantil

Durante toda esta sexta-feira (17), os estudantes finalistas começaram os cursos e oficinas de preparação da voz e tiveram aulas de canto, de expressão corporal, leitura dinâmica e de direção artística. Os finalistas do TAL irão se apresentar na terça-feira (21), das 16h às 19h, no nível 6. Já o FACE será na quinta-feira (23), no palco do nível 3, da Arena Fonte Nova, a partir das 17h.

Segundo a professora de leitura criativa, Cláudia Santos, é na preparação que o estudante descobre a melhor maneira de expressar seu texto. “Nessa primeira etapa, nós estamos fazendo o acolhimento dos alunos e conversando sobre a trajetória e a identidade deles como escritores. Em seguida, vamos trabalhar com escrita e leitura criativa, porque aqui é a hora em que cada aluno vai encontrar a melhor maneira de expressar seu texto e, também, de potencializar a literatura que ele vem trazendo da sua cidade”, afirma, ao acrescentar que a arte literária dos estudantes é surpreendente. “A diversidade dos textos é a mais incrível que você possa imaginar. Nós temos desde a literatura regional, no que diz respeito aos cordéis, bem como textos inspirados na Europa do século XVIII, crônicas, textos poéticos, contos, fragmentos de romance. São textos muitos diversos”, afirmou.

Uma das finalistas do TAL veio de Barra do Choça, a 524 Km de Salvador, no Centro Sul e está ansiosa para sua apresentação no primeiro dia do evento. “Estou muito feliz e com um frio na barriga. É um prazer enorme estar aqui, conhecendo e construindo amizades, com pessoas de várias cidades, além de poder apresentar meu trabalho e mostrar minha cultura”, comentou.

 

Os exercícios de técnica vocal e respiração ficam por conta da professora de canto, Manuela Rodrigues. De acordo com ela, a atividade é essencial para melhorar a performance vocal e a interpretação. “Esse trabalho de preparação é feito durante uma semana até a culminância. Meu trabalho é destravar, soltar, potencializar o que eles já têm vocalmente, que é aquele terreno de segurança deles, e, também, incentivar que aquela parte mais frágil seja trabalhada para fortalecer”, explica. 

Programação
No sábado (18), domingo (19) e segunda-feira (20), a programação segue com as atividades no hotel, com o Grupo Geling e a professora de expressão corporal e direção artística, Débora Landim. Os finalistas do FACE, ainda, realizam ensaios e gravações no estúdio Pracatum, com Luciano Bahia.

 

Notícias Relacionadas