Estudantes com necessidades especiais realizam jogo comemorativo de basquete no 5º Encontro Estudantil

Palavras-chave:
Para celebrar a prática do esporte como forma de desenvolvimento da educação e da cidadania dos estudantes com necessidades especiais, alunos do Colégio Estadual Vitor Soares, na Ribeira, em Salvador, realizaram, nesta terça-feira (21), um jogo comemorativo de basquete durante o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, na Arena Fonte Nova. O jogo promoveu a abertura das competições dos Jogos Estudantis da Rede Estadual (Jerp), que acontecem até quinta-feira (23), e vão contar com times de handebol, futsal, basquete e voleibol, envolvendo  também disputas de xadrez e judô. O evento é aberto ao público e o JERP acontece no nível 3, nos períodos da manhã e tarde. 
 
O estudante Rodrigo dos Santos, 17 anos, com deficiência intelectual, destacou as melhorias na sua aprendizagem após integrar a equipe de basquete. “Poder estar integrado aos colegas por meio do esporte me ajudou muito no meu desenvolvimento, ainda mais quando temos a oportunidade de participar deste encontro. É a quinta vez que venho e incentivei os outros colegas a estarem aqui também,” destacou.
 
 
 
 
Também muito empolgado estava Thiago Menezes, 21, com deficiência intelectual, que conheceu o esporte na escola e já pensa em seguir como profissional. “Eu gostava de futebol, mas não era um bom jogador. Com a oferta do basquete na escola, pude encontrar algo que fosse prazeroso, além de ser mais adequado ao meu tamanho. Espero continuar praticando e quem sabe seguir como profissão,” relatou.
 
O professo Luiz Caetano ressaltou que o trabalho no Vitor Soares é referência na Educação Inclusiva. “Nossas equipes com estudantes da Educação Inclusiva sempre tem destaques nas competições da modalidade. Isso mostra a grande diferença que o esporte faz para esses garotos”, contou.
 
JERP
Os Jogos Estudantis da Rede Pública são promovidos pela Secretaria da Educação da Bahia, por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE). O projeto tem a função de fortalecer a ação educativa na escola, por meio do esporte, envolvendo, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas federais, estaduais e municipais da maioria dos municípios baianos. No 5º Encontro Estudantil participam 700 estudantes que vieram de várias partes do Estado.  
 

Notícias Relacionadas