Estudantes baianos participam do Parlamento Jovem em Brasília

Durante toda a semana, 79 estudantes das redes estaduais de todo o país participam do Parlamento Jovem 2019, promovido pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A Bahia terá seis representantes que vão,  no decorrer da experiência, elaborar projetos de leis e debater, na Câmara dos Deputados, temas de grande importância para o país.

Os estudantes selecionados da Bahia são Adriele Barbosa, do Colégio Estadual Senhor do Bonfim; Adriele Lisboa, do Colégio Estadual Mario Teixeira de Freitas; e Juliana Gomes, do Villa Campus de Educação, os três de Salvador; Igor dos Santos, do Colégio Estadual Ouro Negro, em Candeias; Maria Antonia Dezidério, do Colégio Militar de Salvador; e Mariana Santos Gomes, do Colégio Sementes do Saber, localizado em Conceição do Almeida.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância dos estudantes vivenciarem a experiência dentro do programa. “O Congresso Federal abriu o edital, todos os Estados participaram e tivemos quase 70 projetos na Bahia. Desse total, nós, da Secretaria, avaliamos dos quais enviamos 24 projetos para o Congresso e, desses, foram seis escolhidos. Então, são seis jovens da Bahia com temas importantíssimos, desde a saúde do estudante, a questão política e de sustentabilidade”, detalhou.

Em Brasília, os jovens simulam a rotina cotidiana dos parlamentares - formando chapas, elegendo a mesa diretora, elaborando pautas e participando de sessões deliberativas em comissões.

Na Câmara, a secretária executiva do Consed, Nilce Costa, participou da abertura dos trabalhos e destacou que a liderança dos estudantes tem um papel fundamental na garantia da democracia do Brasil.

*Com informações do Consed