Estudantes assistem à partida Bahia x Atlético Paranaense

Domingo (27/10) é dia de jogo na Itaipava Arena Fonte Nova, e estudantes da rede estadual da Bahia têm assento garantido no estádio. O projeto Estudante na Arena é Show de Bola, realizado por meio de um convênio entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Arena, vem possibilitando o acesso gratuito de alunos aos jogos do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (27/10), o Bahia enfrenta o Atlético Paranaense, às 15 horas, e será a vez de estudantes do Colégio Estadual Frederico Costa (Vila Laura) e Colégio Estadual de Praia Grande (Praia Grande) assistirem aos jogos juntamente com familiares e professores.

A iniciativa busca ampliar o interesse dos estudantes e das famílias pela prática esportiva e pela cultura corporal, além de fortalecer o Programa de Educação Integral, que tem, entre suas ações, a prática de atividades físicas. “Vamos levar 20 estudantes ao estádio, devidamente acompanhados por seus responsáveis. Muitos deles nunca assistiram a uma partida de futebol ao vivo. A existência de um projeto que possibilite isso não só proporciona uma experiência nova, mas aproxima os estudantes do esporte”, afirma a diretora do Colégio Estadual de Praia Grande, Rosilene Mesquita de Paula.

Aluno do 2º ano do ensino médio, Alexandro Sousa Moraes integra o time de futsal da unidade de ensino e irá à Arena pela primeira vez. “A expectativa é muito grande porque será a minha primeira vez em um estádio, e vai ser, ainda, mais interessante poder interagir com os colegas que também vão assistir ao jogo pela primeira vez”, observa o estudante.

Copa do Mundo – Já Cleverton Alves Santos, 15 anos, aluno do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Frederico Costa, lembra que o passeio vai ser mais especial por se tratar de um estádio que vai abrigar jogos da Copa do Mundo. “Vai ser muito bom conhecer o estádio. Estarei em um lugar por onde pessoas do mundo irão passar durante a Copa. Além disso, poder ver o meu time jogar é mais um incentivo para praticar esportes”, revela o estudante, que arrisca até o placar da partida, “nesse jogo vai dar 3x0 para o Bahia”, torce. Cerca de 40 pessoas irão representar a escola no estádio.

Nessa fase do projeto, serão contemplados 280 estudantes, 280 pais (ou responsáveis) e 70 professores das 14 escolas selecionadas, totalizando 630 pessoas para participarem de sete jogos. Como critério de seleção, as escolas que irão participar dos jogos na Arena Fonte Nova proporcionam atividades de esporte e lazer, e fazem parte do Projeto de Educação Integral do Estado, integrando o eixo Cultura Corporal. A assiduidade nas oficinas esportivas também é decisiva para a escolha dos 20 estudantes de cada unidade contemplada.

Notícias Relacionadas