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Estudantes assistem a filmes sobre questões socioambientais na Mostra Ecofalante de Cinema
Os estudantes do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR), localizado em Salvador, saíram com um novo olhar crítico sobre questões socioambientais. O tema foi retratado em três curtas-metragens exibidos nesta sexta-feira (14), no teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na capital baiana, durante uma das sessões da Mostra Ecofalante de Cinema 2023. O festival gratuito, considerado um dos mais importantes eventos audiovisuais sul-americanos, dedicados à temática socioambiental, acontece até 23 de abril, em diferentes espaços culturais e educacionais da cidade.
Os curtas assistidos pelos estudantes na sessão foram “Auto-Fitness”, que aborda o automatismo humano; “Mensageiras da Amazônia: jovens Munduruku usam drone e celular para resistir às invasões”, no qual três garotas indígenas divulgam denúncias sobre invasões de madeireiros e garimpeiros no território do seu povo; e “Ser feliz no vão”, que consiste em "um ensaio preto sobre trens, praias e ocupação de espaço”. Os filmes exibidos fazem parte do acervo do Programa Ecofalante Universidades, que conta com uma plataforma gratuita de filmes (https://play.ecofalante.org.br/), disponível para educadores e professores.
A mostra contempla a participação de 32 escolas da rede, a exemplo do Colégio Estadual Marcilio Dias, que participa de uma sessão no dia 17, no IFBA, e o Colégio Estadual Luiz Viana, no dia 19, na UNEB. Além disso, a mostra terá sessões fechadas para o público interno nos colégios estaduais Rômulo Almeida, Vila Canária, Pedro Marques e Marques, Barros Barreto e Daniel Comboni.
Para a estudante Luana Leal, 15, do curso técnico em Informática, as temáticas abordadas nos filmes e debatidas após a sessão serão úteis para o seu futuro acadêmico. “Pretendo fazer faculdade de Medicina Veterinária e essas questões socioambientais, como o desmatamento visto no curta Mensageiras da Amazônia, podem ser contextualizadas, por exemplo, em alguma pesquisa que eu possa fazer sobre os impactos disso na vida dos animais”, afirmou.
Já o estudante líder de classe, Kaique Lucas Barreto, 15, do mesmo curso, disse que as informações obtidas através dos curtas podem servir de embasamento para diferentes atividades. “Através dos filmes, pude absorver conhecimentos que poderão ser utilizados em uma redação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou para me aprofundar em discussões sobre outras questões relacionadas aos temas abordados”.
Segundo o professor de Ciências Biológicas do CEEINFOR, Humberto Gomes Filho, a atividade reflete diretamente no aprendizado dos estudantes. “O conhecimento que os filmes transmitem ajudam no desenvolvimento de algumas matérias, como por exemplo a de Ética e Meio Ambiente e Biologia, dando suporte para trabalhos em sala de aula com projetos desenvolvidos pelos próprios alunos”, explicou.
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