Estudantes assistem a filmes e palestras sobre a vida e obra do escritor Jorge Amado

Palavras-chave:

A mostra itinerante Jorge Cine Amado, em homenagem ao centenário do escritor baiano (1912-2012), tem início nos dias 9 e 10 de outubro, em Porto Seguro, onde 614 estudantes da rede estadual participarão do projeto que visa incentivar, no meio estudantil, o conhecimento sobre a vida e a obra de Jorge Amado. O evento prossegue até dezembro, num total de 28 exibições de filmes em 15 municípios baianos. A mostra é uma parceria entre as secretarias da Educação, Cultura e Comunicação do Estado da Bahia e a empresa Seu Kirim Produções.

A Jorge Cine Amado consiste numa seleção de seis filmes, sendo quatro adaptações de obras literárias do escritor – Dona Flor e seus Dois Maridos (Bruno Barreto/1976), Tieta do Agreste (Cacá Diegues/1996), Quincas Berro D´Água (Sérgio Machado/2010) e Capitães da Areia (Cecília Amado/2011) e dois documentários – Jorge Amado (João Moreira Sales/1997) e Jorjamado no Cinema (Glauber Rocha/1977).

Após a exibição dos filmes, que será gratuita para os estudantes das escolas da rede estadual da educação, palestrantes renomados nas áreas da literatura, artes, história e cultura, tais como Jorge Portugal, Adalberto Meireles e João Sampaio, irão abrir o debate sobre o filme assistido pelos estudantes.

“A ideia é discutir a obra de Jorge Amado com os estudantes a partir do filme que ele assistiu. Também, pretendo instigar os professores para que os temas debatidos possam servir de experiências para elaboração de textos em sala de aula”, afirma o ator Caco Monteiro, criador e supervisor geral do projeto, a cargo da Seu Kirim Produções.

Programação – Em Porto Seguro, participam da mostra estudantes dos colégios estaduais Eraldo Tinoco, Pedro Cabral, Professora Cristina Batista, Dr. Antônio Ricaldi e Luís Eduardo Magalhães. No primeiro dia, 9/10, serão exibidas duas sessões de filmes, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. No segundo dia, 10/10, das 9h às 11h30, e das 14h às 17h, acontecem palestras com o crítico de cinema do jornal A Tarde, João Sampaio, e exibição de documentários.

No dia 17/10 é a vez de Itabuna, contemplando 447 estudantes dos colégios estaduais Félix Mendonça, Inácio Tosta, Josué Brandão, General Osório e Antônio Carlos Magalhães. A palestra ficará a cargo do jornalista e crítico de cinema Adalberto Meireles.

A mostra prossegue no mês de outubro por Lençóis (20), Aratuípe (24), Nazaré das Farinhas (26) e Santo Amaro (30). Em novembro, as cidades contempladas serão: Vitória da Conquista (6 e 7), Jequié (9 e 10), Mutuípe (13), Valença (14), Juazeiro (20 e 21) , Alagoinhas (26) e Feira de Santana (29). Já em dezembro, os filmes serão exibidos em Lauro de Freitas (6 e 7) e Salvador (10 e 11), sendo que, na capital baiana, 1.620 estudantes irão participar da mostra.

As ações do evento se articulam com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio de políticas culturais com a juventude estudantil nas escolas da rede desde 2007. De lá para cá, vêm sendo realizados o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE) e Tempos de Arete Literária (TAL), além dos mais recentes projetos Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e Aventuras Patrimoniais (Epa). Todos misturam diversas linguagens artísticas, entre as quais, arte musical, fílmica, visual, literária e patrimonial.

Saiba mais: http://www.educacao.ba.gov.br/jorgecineamado

Notícias Relacionadas