Estudantes apresentam tecnologias sociais para agricultura familiar durante o Bahia Rural Contemporânea

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tecnologias sociais e experimentos populares, desenvolvidas por estudantes de Educação Profissional da rede estadual de ensino da Bahia, voltados à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural, serão apresentados ao público, durante o Bahia Rural Contemporânea – Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VIII FEBAFES). O evento acontece de 25 de novembro a 03 de dezembro, no Pavilhão de Feiras do Parque de Exposição de Salvador, em paralelo a 30ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). 
 
Os experimentos dos estudantes serão expostos na Feira Tecnológica, no Balcão de Tecnologias Sociais e Experimentos Populares da Agricultura Familiar, uma ação da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria  com a Rede Baiana de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável.
 
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, disse que estes projetos mostram como a Educação Empreendedora na rede estadual se volta para apresentar soluções para as comunidades onde os estudantes estão inseridos. “Os projetos dos nossos estudantes apresentarem alternativas que viabilizam o empreendedorismo no campo e com estas ideias simples, inovadoras e ecologicamente sustentáveis, eles acabam, consequentemente, dando uma grande contribuição para a sociedade e, nestes casos específicos, para os agricultores familiares”, afirmou.
 
“A iniciativa tem como objetivo a popularização dessas tecnologias e experimentos, possibilitando ao público visitante conhecer, tanto o funcionamento quanto a relevância social, além de ser um estímulo para a criação de novas soluções”, destaca José Tosato, coordenador da CEPEX.
 
Entre os projetos que serão demonstrados pelos estudantes estão: Biomassa de Banana Verde (Musa Spp) como Fonte Alternativa de Alimentação; Projeto Alimentar: prensa para fenação e um cortador de palmas; Moringa Oleifera: cicatrizante natural; Aerador Sustentável para Piscicultura em Tanques Escavados; e Dispositivo Solar de Desinfecção de Água. 
 
Na Feira Tecnológica também estarão expostas tecnologias desenvolvidas por agricultores familiares, pesquisadores, entidades representativas de movimentos sociais, empreendimentos da agricultura familiar, e instituições de ensino, pesquisa e extensão da Bahia, a exemplo da Desfibradora de Sisal, Máquinas de quebrar cacau e da Casa de Farinha Móvel. 
 
Bahia Rural Contemporânea -  É o maior evento de valorização e comercialização da agricultura familiar, economia solidária e reforma agrária do país, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SDR, que apresenta ao público a diversidade cultural e o potencial produtivo do rural baiano. 
 
A área de 10.890 metros quadrados, contará com 270 expositores e 1.500 produtos de cooperativas e associações de todo o estado, que vão compor a VIII FEBAFES, com Armazéns da Agricultura familiar, onde os visitantes poderão adquirir a produção dos agricultores familiares dos 27 Territórios de Identidade do estado.
 
O evento conta também com programação cultural, Feira de Artesanatos, Praça Gastronômica e a Cozinha Show, onde renomados chefes de cozinha farão receitas com produtos que estarão expostos. O Bahia Rural Contemporânea se constitui ainda como um importante espaço de formação e capacitação dos participantes, por meio de cursos, palestras, oficinas, seminários e simpósios. 
 
Fonte: Ascom SDR

Notícias Relacionadas