Estudantes apresentam projeto sobre os jogos olímpicos

Palavras-chave:
Foto: acervo escola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A educação e o esporte andam juntos no processo de ensino e aprendizagem na rede estadual. É com esta perspectiva e já em ritmo dos jogos olímpicos que a comunidade escolar do Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso, no Cabula, em Salvador, apresentou, nesta terça (14), o projeto Descobrindo o Mundo Olímpico. A atividade multidisciplinar envolveu todos os 1.100 alunos da unidade. O objetivo é promover a integração e socialização dos estudantes, bem como incentivá-los a conhecer a cultura esportiva de países que marcarão presença nas Olimpíadas 2016.

A ação foi aberta com as alunas ginastas, que fizeram uma coreografia com os cinco arcos olímpicos entrelaçados – símbolos dos Jogos Olímpicos –, representando os cinco continentes: Europa, Ásia, África, Oceania e América. Cada turma ficou responsável pela representação de um país. A professora de Língua Portuguesa, Claudia Nogueira, explica que a proposta do trabalho foi estimular a pesquisa entre os estudantes para que eles conheçam a origem das olimpíadas e os seus símbolos, como a tocha.

O projeto visa, também, estimular nos estudantes a prática da reciclagem e da reutilização de materiais na confecção dos cartazes e dos figurinos dos mascotes, reforçando neles a consciência socioambiental. “Além disso, discutimos a questão da inclusão social através da paralimpíada, que oportuniza a participação das pessoas com deficiência física nas atividades esportivas”, ressalta a professora de Educação Física, Siomara Tavares.

O estudante Lucas da Cruz, 20 anos, 7ª série, fala sobre a importância da atividade. “Gosto muito de esporte, de assistir aos jogos. Fico impressionado. Estou gostando muito deste projeto porque é animado e conta com a participação de todos”. A estudante Wanessa de Abreu, 14 anos, 8ª série, por sua vez, fala que “a prática esportiva agregar valores importantes para a nossa vida, como a amizade e o respeito entre os seres humanos”.

A dança e o teatro também foram elementos explorados no projeto. Sob o som do clássico ‘Aquarela do Brasil’ (Ari Barroso), algumas estudantes dançaram e representaram “esse Brasil lindo e trigueiro”, como diz a letra da canção. “Enaltecer a linguagem da dança no projeto é uma forma de mostrar a riqueza de diversas culturas, agregando novos conhecimentos aos nossos alunos”, afirma a professora de Educação Física e coreógrafa, Vera  Monteiro.

Notícias Relacionadas