Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes apresentam experiências desenvolvidas nas escolas da capital e interior
Temas como sustentabilidade, política, artes, saúde e tecnologia estão servindo de inspiração para que estudantes desenvolvam experiências científicas nas escolas da rede estadual. Os resultados estão sendo apresentados nas feiras de ciências abertas à comunidade. Um dos objetivos é promover uma maior integração entre estudantes, escola e as famílias, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação que visa à integração escola-família, escola-comunidade, pela melhoria da qualidade da educação pública no Estado.
No Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, a 710 km da capital baiana, os alunos apresentaram nesta quinta-feira (17), trabalhos realizados com o enfoque em temas como esporte, moda e saúde, meio ambiente, tecnologias, arte e cultura, Sociedade, ética e política, e cultura de paz. De acordo com o professor de Filosofia, José Raimundo Barbosa Santos, os trabalhos são desenvolvidos de forma interdisciplinar e estimulam a aprendizagem coletiva. “A filosofia dialoga com todas as outras disciplinas e ajuda na compreensão de múltipos conteúdos”, disse o educador.
A estudante do 3º ano do ensino médio, Laís Dias Araújo, 16 anos, acha muito importante compartilhar as experiências de seu trabalho com outros alunos e visitantes. Ela e sua equipe fizeram uma pesquisa de opinião com a população sobre aspectos políticos e mostraram os resultados colhidos através de uma peça teatral. “Exemplificamos situações como atos de corrupção e práticas de uma política correta para mostrar a diferença dessas ações, que refletem na sociedade”, explica.
"Os alunos se sentem motivados em participar de atividades que permitem a integração entre escola e comunidade", professora Lúcia Santos
Já Deivite Conceição, aluno do 2º ano, 16, abordou o desmatamento na região de Porto Seguro. “Destacamos a importância da conservação das árvores que são indispensáveis para a formação das chuvas, para os animais, para a manutenção dos lençóis freáticos, para a produção de oxigênio e outros benefícios”.
Em Salvador, no Colégio Estadual Victor Civita – Tempo Integral, no bairro Vasco da Gama, durante todo o dia, os alunos realizaram a etapa escolar da Feira de Ciências da Bahia (Feciba). Dentre as atividades, apresentaram os resultados do projeto sobre a importância ambiental e social das fontes de água localizadas na região do Dique do Tororó, próximo à unidade escolar. Além disso, houve uma apresentação de dança com o “Hino da Água”, maquetes e leitura de cordéis, tudo relacionado à temática água. Uma novidade foi a exposição do mascote desenvolvido por eles e que representa todo o projeto.
De acordo com a professora articuladora da Educação Integral, Lúcia Santos, o momento dessa culminância representa toda a construção de conhecimento e integração das diversas disciplinas. “Os alunos se sentem motivados em participar de atividades que permitem a integração entre escola e comunidade e que venham refletir no seu cotidiano”. A estudante Vitória Maria Santana, 8ª série, 14 anos, destacou: “Estou orgulhosa em mostrar os resultados do projeto porque serviu para conscientizar os alunos e comunidade sobre a importância da água para vida”.
Notícias Relacionadas
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)