Estudantes apresentam experiências desenvolvidas nas escolas da capital e interior

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Fotos: Lucia Santos/Divulgação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Temas como sustentabilidade, política, artes, saúde e tecnologia estão servindo de inspiração para que estudantes desenvolvam experiências científicas nas escolas da rede estadual. Os resultados estão sendo apresentados nas feiras de ciências abertas à comunidade. Um dos objetivos é promover uma maior integração entre estudantes, escola e as famílias, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação que visa à integração escola-família, escola-comunidade, pela melhoria da qualidade da educação pública no Estado.

No Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, a 710 km da capital baiana, os alunos apresentaram nesta quinta-feira (17), trabalhos realizados com o enfoque em temas como esporte, moda e saúde, meio ambiente, tecnologias, arte e cultura, Sociedade, ética e política, e cultura de paz. De acordo com o professor de Filosofia, José Raimundo Barbosa Santos, os trabalhos são desenvolvidos de forma interdisciplinar e estimulam a aprendizagem coletiva. “A filosofia dialoga com todas as outras disciplinas e ajuda na compreensão de múltipos conteúdos”, disse o educador.

A estudante do 3º ano do ensino médio, Laís Dias Araújo, 16 anos, acha muito importante compartilhar as experiências de seu trabalho com outros alunos e visitantes. Ela e sua equipe fizeram uma pesquisa de opinião com a população sobre aspectos políticos e mostraram os resultados colhidos através de uma peça teatral. “Exemplificamos situações como atos de corrupção e práticas de uma política correta para mostrar a diferença dessas ações, que refletem na sociedade”, explica.

"Os alunos se sentem motivados em participar de atividades que permitem a integração entre escola e comunidade", professora Lúcia Santos

Já Deivite Conceição, aluno do 2º ano, 16, abordou o desmatamento na região de Porto Seguro. “Destacamos a importância da conservação das árvores que são indispensáveis para a formação das chuvas, para os animais, para a manutenção dos lençóis freáticos, para a produção de oxigênio e outros benefícios”.

Em Salvador, no Colégio Estadual Victor Civita – Tempo Integral, no bairro Vasco da Gama, durante todo o dia, os alunos realizaram a etapa escolar da Feira de Ciências da Bahia (Feciba). Dentre as atividades, apresentaram os resultados do projeto sobre a importância ambiental e social das fontes de água localizadas na região do Dique do Tororó, próximo à unidade escolar. Além disso, houve uma apresentação de dança com o “Hino da Água”, maquetes e leitura de cordéis, tudo relacionado à temática água. Uma novidade foi a exposição do mascote desenvolvido por eles e que representa todo o projeto.

Foto: Lúcia Santos/Divulgação


De acordo com a professora articuladora da Educação Integral, Lúcia Santos, o momento dessa culminância representa toda a construção de conhecimento e integração das diversas disciplinas. “Os alunos se sentem motivados em participar de atividades que permitem a integração entre escola e comunidade e que venham refletir no seu cotidiano”. A estudante Vitória Maria Santana, 8ª série, 14 anos, destacou: “Estou orgulhosa em mostrar os resultados do projeto porque serviu para conscientizar os alunos e comunidade sobre a importância da água para vida”.
 

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