Estudantes apresentam estilos e técnicas variadas na 8ª Mostra de Artes Visuais do Encontro Estudantil

Palavras-chave:
Pinturas em tela, xilogravura, grafite, esculturas e colagens são alguns dos estilos e técnicas apresentados pelos estudantes na 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis, durante o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que acontece até sexta-feira (4), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A Mostra é resultado do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), realizado, durante o ano letivo, em 1.079 unidades escolares da capital e interior do estado. Na 8ª Mostra, que acontece no nível 6 da Arena Fonte Nova, todos os dias, são expostas 93 obras dos estudantes da rede estadual.
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Nas obras, os estudantes colocam em prática toda a criatividade ao expressarem a diversidade cultural de onde vivem e reconstroem objetos e cenários que serviram de fontes de inspiração. Este é o caso de Gabriele Silva, 17 anos, que vive na zona rural e cursa o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito, localizado no município de Cícero Dantas. “Na minha pintura, ‘Final da tarde’, eu retrato uma paisagem diferente da que costumo ver na minha região por ser de clima seco e quente. Nela pode-se observar a imensidão do mar e um casal apaixonado debaixo de uma cajueiro, onde se transmite paz e equilíbrio com a natureza”, explica a estudante.
 
 
Com o título “Percalços”, Raí Bomfim de Jesus, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Modelo Luís Eduardo Magalhães, do município de Fátima, utilizou a xilogravura, técnica de gravura feita em madeira, cujo resultado dá uma ideia de profundidade para o visualizador da obra. “A minha criação representa as dificuldades na busca pela realização de um sonho através de uma figura feminina inspirada em uma cantora conterrânea que lutou para ser reconhecida como cantora. Na imagem, vemos uma mulher caminhando à noite, entre as árvores escuras da floresta, à procura de um rumo em sua vida e que representa inúmeras mulheres que lutam pelo seu espaço”, conta o jovem artista.
 
Projetos - O 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual segue até sexta-feira (4), com criações estudantis desenvolvidas nas escolas da rede estadual, da capital e do interior. Além da 8ª Mostra de Artes Visuais, os visitantes poderão assistir às finais do 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e 2ª Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante). O Encontro Estudantil ainda contempla os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), a Feira de Ciência e de Matemática, Encontro e Feira de Tecnologias Sociais da Educação Profissional, Encontro de Líderes de Classe, além de experiências desenvolvidas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, pela Rede Anísio Teixeira e o Programa Todos pela Alfabetização (Topa).
 
Veja abaixo os premiados no AVE:
 
“Exploração infantil, um mundo sem cores” - Marcos Galdino, 3º ano Ensino Médio, 20 anos, Colégio Estadual Polivalente de Irecê, NRE 01 Irecê.
 
Os três nordestinos - Cesar Oliveira Silva, 3º ano Ensino Médio, 18 anos, Colégio Estadual José Rocha, Igaporá – NRE 02 Bom Jesus da Lapa.
 
A força que nunca seca - Jean Dourado Santos, 17 anos, Alessandro Oliveira Guimarães, 21 anos, 3º ano do Ensino Profissional, Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim, Macaúbas, NRE 12 Macaúbas.
 
Percalços - Rai Bomfim de Jesus, 16 anos, 3º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, Fátima, NRE 17 Ribeira do Pombal.
 
Violência no trânsito - Jaqueline Alves Machado, 12 anos, 7º ano Ensino Fundamental, Ricardo Soares de Deus, 15 anos, 8º ensino fundamental, Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, Vera Cruz, NRE 26 Salvador.
 
MENÇÃO HONROSA
 
Ser cumplicidade - Alexandre Luis Soares Militão de Souza, 16 anos 2º ano do Ensino Médio, Centro Educacional 30 de Junho, Serrinha, NRE 04 Serrinha.
 
Sua ausência é a minha maior mascara - Alício de Santana Pereira, 29 anos, EJA – Eixo VI, Colégio Estadual Altair Almeida Meira, Maiquinique, NRE 08 Itapetinga.
 
Século XXI - Sidnei de Souza Santos, 17 anos, 3º ano Ensino Médio, Colégio Estadual Francisco da Conceição Mendes, Santo Antonio de Jesus, NRE 21 Santo Antonio de Jesus.
 
Key Man - Luís Eduardo de Lima Soster, 14 anos, 1º ano do Ensino Médio Colégio Estadual Marcia Meccia, NRE 26 Salvador.

 

Notícias Relacionadas