Estudantes apresentam espetáculo de Shakespeare no Teatro Municipal de Ilhéus

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





Das salas de aula para o palco, de estudante a ator. Esta tem sido a trajetória dos alunos do curso técnico em Teatro, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP), localizado em Ilhéus (462 km de Salvador), que estão se apresentando no tradicional Teatro Municipal de Ilhéus, na região Sul do Estado. Nesta terça-feira (12), os estudantes lotaram o Municipal na estreia da segunda temporada do espetáculo “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare. A encenação se repete nesta quarta-feira (12), às 19h30, a preços populares R$ 10 a  inteira e R$ 5 a meia-entrada. 
 
A apresentação da peça faz parte do processo de aprendizado dos alunos que participam do grupo de teatro do curso conhecido como Arte no Atto. A peça conta com a participação de 25 estudantes, sendo que alguns deles são de outros cursos técnicos ofertados pelo CEEP como Logística, Hospedagem e Análises Clínicas. O curso técnico em Teatro é o único ofertado pela rede pública de ensino na região Nordeste.
 
A história do espetáculo é uma comédia romântica na qual dois casais se perdem numa floresta e são enganados por duendes e fadas. A produção técnica é feita pelos próprios estudantes que aprendem, na prática, a elaborar cenários, figurinos, maquiagem e iluminação.
 
Para a estudante Natália Souza, 19, que interpreta a rainha das fadas Titânia, fazer o curso de Teatro é a realização de um sonho. “Sempre quis fazer teatro e vi neste curso a grande oportunidade de desenvolver meu talento. Me sinto honrada em poder me apresentar em um teatro tradicional como o da nossa cidade”, afirma entusiasmada. Gabriel Patrick Lopes, 18, que dá vida ao personagem Demétrio, conta que se apresentar nos palcos é uma grande experiência. “Levar a nossa arte para o púbico não tem preço, pois as pessoas se divertem e se emocionam junto com a gente”, revela o estudante.
 
A professora e articuladora do curso, Valdiná Guerra Félix, fala sobre a importância do curso. “O curso é muito importante, pois além da formação básica também forma o aluno para assumir funções técnicas dentro do teatro como cenotécnica, iluminação, sonoplastia, fotografia cênica, maquiagem, figurino, direção, dramaturgia e atuação. Além disso, visa a formação cidadão e ética”, explica a educadora.

Acesse mais fotos relacionada a esta matéria no FLICKR da Educação

Notícias Relacionadas