Estudantes apresentam capoeira e roda de samba no Farol da Barra

Os estudantes do Colégio Estadual Lomanto Júnior, em Salvador, irão ocupar o Farol da Barra, neste sábado (03), das 8h30 às 11h30, para atividades como oficinas de jogos africanos (Mancala, Yoté, Shisima e Fanorama), roda de capoeira e roda de samba. A iniciativa faz parte do “V Festival Cultural Fazendo Ciência Experimentando Conexões Entre África e Brasil”, que visa mostrar como é possível estudar História de forma lúdica e divertida.

De acordo com a professora da disciplina, Elizabeth Silva, a iniciativa também tem a finalidade de popularizar o conhecimento adquirido durante as aulas sobre a história e cultura africana e sua relação com o Brasil. “A ideia do projeto é agregar culturas sem hegemonia, com a proposta de contribuição, solidariedade e troca de saberes. Através dessa interação com o público presente, os estudantes vão fortalecer suas identidades e se colocarem enquanto protagonistas da construção dos seus próprios conhecimentos”, explica.

Feira Cultural - Outra ação que está mobilizando a comunidade escolar do Odorico Tavares, é Feira Cultural relacionada ao projeto “A História do Brasil Através do Nordeste”, por meio da qual, os estudantes estão evidenciando, nestas quinta e sexta-feira (1º e 2), a riqueza cultural do povo nordestino. A culminância na unidade escolar conta com exposição de comidas típicas, apresentações sobre a história dos Estados da região Nordeste e de pesquisas científicas. Além disso, a programação também inclui exibição de vídeos, manifestações culturais envolvendo muita música e dança com o foco no regionalismo e tradições.

A líder de classe Caroline Souza Gomes, 17, do 2° ano, ficou responsável em apresentar com seus colegas sobre o Estado de Pernambuco. “Quem passa pela nossa sala conhece sobre a história de Pernambuco, suas tradições culturais, comidas típicas e desenvolvimento sustentável. Também estamos declamando poesias escritas por poetas pernambucanos”, comenta.

O estudante Matheus Gabriel Lema, 16, do 2°, está ressaltando as riquezas culturais e história do Piauí. “Fizemos várias pesquisas sobre o Piauí para aspectos tradicionais, agricultura, pecuária e outras questões. Esta atividade é muito interessante porque aprendemos as características de todos os Estados do Nordeste de forma expositiva”, afirma.

Dia do Samba – Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, o Colégio Professor George Fragoso Modesto também está realizando, nesta sexta-feira (02), o Sarau Educativo com o tema “Centenário do Samba”. A ideia é homenagear este gênero musical, que teve seus primeiros acordes no Recôncavo Baiano e se alastrou por todo o Brasil. Mais que isso, a proposta é contribuir para a reflexão e a valorização da história do samba no Brasil através de músicas e instrumentos, possibilitando o conhecimento sobre a cultura e tradição do povo brasileiro. A primeira parte do evento foi realizado, nesta quinta-feira (1°), e a culminância acontecerá na próxima quarta-feira (7), com a participação de toda a comunidade escolar.

Contato: Professora Elizabeth da Silva – (71) 99917-6691 -  V festival Cultural Fazendo Ciência Experimentando Conexões Entre África e Brasil com Jogos Africanos, Capoeira e Samba de Roda. Colégio Estadual Odorico Tavares.