Estudantes apresentam ao governador projeto de apoio socioemocional aos colegas

Fernando Vivas/ GOVBA
A experiência  do Grupo de Amigos Motivadores (GAM), do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, localizado em Salvador, foi apresentada ao governador Rui Costa e ao secretário da Educação,  Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (9), na sede da Governadoria, pelos estudantes Emanoel Paixão, 18 anos, e Jefferson Santos, 17, do 2º ano do Ensino Médio. O grupo é composto por 29 alunos e visa prestar apoio socioemocional a estudantes  que sofrem de problemas, a exemplo da depressão. Durante o encontro, os estudantes falaram sobre o tema e os resultados positivos da iniciativa para a comunidade escolar.

Idealizador do grupo, Emanoel Paixão explicou que o GAM foi criado após ter superado uma depressão. “A partir do meu problema, tive a ideia de ajudar outros colegas que sofriam com problemas psicológicos, para que eles possam sonhar ao invés de deixarem a frustração tomar conta dos seus pensamentos e corações. E isso refletiu nas notas e presença dos alunos na escola”, disse o aluno, que falou da felicidade de ser recebido pelo governador. “É muito importante poder conversar com Rui Costa sobre nosso grupo. É uma oportunidade de divulgar ainda mais o projeto, que pretendemos levar para outras escolas das redes pública e privada”, afirmou.

No GAM são trabalhadas algumas técnicas da Psicologia, como observação e escuta, que servem como um apoio para os beneficiados. O grupo conta com o auxílio de estudantes universitários de Psicologia, que fazem um acompanhamento no colégio. “Meu interesse pelo projeto surgiu a partir de minha experiência de ajudar amigos no passado. Quando soube dessa ação, procurei me integrar e contribuir de toda maneira. Com pouco mais de um ano, ficamos muito felizes de chegar ao conhecimento do governador Rui Costa e do secretário Jerônimo Rodrigues”, contou o estudante Jefferson Santos.

O governador Rui Costa destacou a importância do projeto em um momento que os jovens têm dificuldades para enfrentar os problemas do cotidiano. “Neste momento em que as pessoas só querem viver uma falsa vida na internet, achando que todos são felizes, os problemas emocionais vêm atingindo uma grande parte da população mundial. Então,  acredito que um grupo que reata esse hábito da conversa entre amigos é muito importante e contribui para o fortalecimento da comunidade escolar”, afirmou.