Estudantes apresentam ações dos cursos técnicos de nível médio em Santo Antônio de Jesus

Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (Cetep) realizam, nesta quarta-feira (10/9), a primeira ação do projeto Cetep Itinerante em Santo Antônio de Jesus, na Praça São José Andaiá. Quem for ao local poderá conhecer projetos de cuidado com a saúde e de tecnologia social. A segunda ação será realizada no dia 19 de setembro, na Praça Silvestre Evangelista.

O professor Ivanilton Amparo da Silva, diretor do Centro, explica que o projeto Cetep Itinerante é importante especialmente por divulgar nos bairros de Santo Antônio de Jesus as ações desenvolvidas pelos estudantes da Educação Profissional. “Iremos percorrer diferentes bairros do município, possibilitando a interação entre escola e comunidade. É uma forma eficaz e efetiva de beneficiar a comunidade, oportunizando a reflexão sobre a formação ética profissional dos nossos futuros técnicos, na qual o aprendizado construído é transmitido em benefício ao próximo”.

Estudantes do curso técnico em Agropecuária irão apresentar o projeto “Quintal Agroecológico: do Cetep à produção familiar”, no qual será retratada uma produção agroecológica integrada e sustentável, que permite o cultivo de hortaliças sem uso de agrotóxicos, além da criação de galinhas caipiras com  alimentação orgânica. Já os estudantes do curso técnico em Enfermagem estão responsáveis pelo projeto “Socorristas Juvenis: Cetep e saúde em escolas de educação básica”, que visa apresentar, nas escolas de ensino fundamental, técnicas de primeiros socorros.

A turma de Logística irá falar sobre as técnicas de armazenamento, distribuição e lucro com a pesquisa “O Cetep e as Ferramentas Logísticas na Organização de Produtos Regionais”, enquanto que os estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho ficaram com o projeto “Cetep e Segurança: uma parceria que induz responsabilidade”, no qual serão demonstradas técnicas de segurança do trabalho para evitar acidentes em casa e no ambiente de trabalho.

Luana Quadros, 17 anos, estudante do curso técnico em Agropecuária, conta que a expectativa é grande. “É uma vitrine dos nossos trabalhos e uma forma de motivar outros estudantes a continuar seus estudos aqui. Dedicamos bastante tempo para aprender e mostrar o que de melhor aprendemos em sala de aula."