Estudantes aprendem técnicas de manejo do solo na UFRB

Foto: acervo pessoal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A teoria e a prática fazem parte da formação profissional dos estudantes dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino. Por isso, muitas vezes as aulas acontecem fora das unidades escolares. Em uma destas ações pedagógicas, os estudantes dos cursos técnicos de Zootecnia, Agroecologia e Agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Semiárido, localizado no município de São Domingos (a 316 km de Salvador), ampliaram o conhecimento técnico e crítico sobre práticas de manejo e conservação do solo em visita de campo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), instituição parceria do programa Educar para Transformar.
 
A atividade incluiu uma visitação na fazenda experimental da instituição de Ensino Superior, onde tiveram aula prática de diversas técnicas que os alunos desconheciam na região, a exemplo do Plantio Direto, Adubação Verde e Enxertia. A enxertia, por exemplo, explica a professora Jamile Silva, coordenadora do projeto de intercâmbio dos estudantes do CEEP à UFRB, é um método interessante de propagação vegetativa de plantas, utilizada na produção de mudas de frutíferas. “A técnica consiste em juntar os tecidos de uma planta aos tecidos de outra planta, que geralmente é da mesma espécie, com o objetivo de juntar as melhores características de duas plantas em uma só. Isto eles viram na prática no primeiro plantio enxertado de fruta-pão, na fazenda experimental da UFRB”, conta.
 
Ao aprender a técnica da enxertia, completa Jamile Silva, os estudantes poderão combater as doenças de plantas presentes na agricultura. É que certas copas produzem bons frutos em quantidade e qualidade, mas suas raízes morrem com o ataque de certas doenças. “A enxertarmos a copa em uma base resistente, teremos uma planta produtiva e resistente”, acrescenta.
 
Novas possibilidades
O estudante de Agropecuária Tiago Cunha, 18 anos, que está prestes a concluir o curso, conta que a visita técnica à UFRB abriu-lhe a cabeça para novas possibilidades no mundo do trabalho. “Aprendi a manejar e conservar melhor o solo através de tratos culturais corretos, como a aplicação do nitrogênio para facilitar o plantio da cultura sucessora. Foi uma experiência que vou levar para a minha vida profissional futura”.
 
Também formanda do curso técnico de Agropecuária, Suzel dos Santos, 18, aproveitou a oportunidade para aprender a técnica de Plantio Direto e Adubação Verde. É algo simples que podemos aplicar com ótimos resultados, como, por exemplo, a cobertura vegetal no solo para conter a velocidade da chuva, evitando erosão no solo. Isso é fantástico!”, comemora.

Notícias Relacionadas