Estudantes aprendem a fazer cosméticos nas aulas de Química

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal
Como utilizar a química para fazer produtos como shampoo, sabonete líquido, esfoliante facial e reparador de ponta? É o que os estudantes do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes e do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Ribeiro Pessoa, da cidade de Catu, estão descobrindo, graças à participação na oficina de Cosmético promovida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no IFBaiano de Catu.
 
A experiência, que é vivida aos sábados letivos, tem proporcionado boas surpresas para os estudantes. “Tem sido fantástica esta oportunidade de produzir produtos que usamos no nosso dia a dia. Estamos colocando em prática o que aprendemos nas aulas de Química e o resultado é muito curioso. Até agora, fiz shampoo e reparador de pontas, que, no futuro, posso fazer em quantidade para vender e obter alguma renda”, conta a aluna Émile da Conceição, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio. 
 
Henrique Amorim, 21 anos, aluno também do 3º ano, aprendeu a fazer esfoliante com a borra do café. “Está sendo muito bacana a experiência de fazer produtos cosméticos. E o mais interessante é que podemos obtê-los com produtos facilmente encontrados no nosso cotidiano, como é o caso do esfoliante com borra de café que utilizei e comprovei que é ótimo para tirar os cravos”.
 
A professora de Química do Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, Eliane Ferreira, uma das coordenadoras do projeto, diz que os estudantes também aprendem a reaproveitar alimentos e a reciclar. “Isto faz com que eles se sintam bastante motivados e integrados à proposta do trabalho, além de despertarem para os conteúdos de Química de forma prazerosa e criativa”. Já diretora Cleópatra Santana completa: “Percebemos que, a partir das oficinas, os estudantes estão mais envolvidos com a pesquisa, aptos a buscarem novos conhecimentos”. 

Notícias Relacionadas