Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes ajudam a construir sala de arte sustentável em Praia do Forte
Estudantes ajudam a construir sala de arte sustentável em Praia do Forte
Publicado em ter, 06/06/2017 - 10:24 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: divulgação
Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (6), os estudantes do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado em Praia do Forte (83,1 Km de Salvador), mostram como é possível tornar a escola mais sustentável. Uma das iniciativas adotadas pela comunidade escolar para melhorar a relação com o meio ambiente é a construção de uma sala de arte sustentável, na área externa do colégio, utilizando materiais de baixo custo e reaproveitáveis como pneus usados, madeira e massa de adobe feita através da mistura do barro com palha e borracha de pneus triturados.
Na nova sala, que terá um andar com mezanino com acesso por escada, serão realizadas aulas de disciplinas como Artes, Biologia e Matemática. A estrutura também contempla materiais como madeira de eucalipto tratado, telhado de bambu, cipó e outros. A previsão é que fique pronta nos próximos meses. Em todo o processo, os estudantes associam detalhes da construção com disciplinas como Matemática, Física e Química, além da relação direta do material utilizado com as questões socioambientais.
Segundo o vice-diretor do colégio, Adson Deiró, a iniciativa vem despertando ainda mais nos estudantes a consciência quanto à reutilização de materiais e sobre o impacto que os mesmos poderiam provocar se descartados na natureza. “Eles estão bastante motivados em ajudar a construir algo útil e que vai trazer vários benefícios. Além disso, se dedicam e aprendem a dar mais valor ao patrimônio da escola e ao meio ambiente”, diz o gestor.
Este é o caso de Fábio Luís Barbosa, 18, 3º ano, que está colaborando desde o início da construção, em 2016. “Participar da construção está sendo uma ótima oportunidade de aprendizado. Vou me formar este ano e sairei da escola deixando a minha contribuição”, destaca o estudante, que já ajudou a colocar as pilastras e a preparar a base com barro e pneus. Quem também está envolvido no projeto é Willian Felix dos Santos, 20, 2º ano. “É muito bom poder ajudar a construir algo diferenciado, utilizando matérias sustentáveis e de alta durabilidade. Estou na expectativa de ver a sala pronta e funcionando”, diz, empolgado.
Além da sala sustentável, a unidade escolar possui uma extensa horta modelo que serve de laboratório para as aulas práticas de Física, Matemática e outras disciplinas. Os alimentos produzidos, sem agrotóxico, a exemplo de alface, tomate e coentro, são utilizados na alimentação escolar.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo