Estudante lança livro na Feira Literária de Feira de Santana e fala sobre a experiência ao governador Rui Costa

Palavras-chave:
Fotos: Paula Fróes/GOVBA
A estudante Nina Maria Silva da Conceição, 19 anos, que faz o primeiro ano do curso de Letras com Língua Francesa, na Universidade Estadual de Feira de Santana  (UEFS), foi recebida pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (24), na sede da Governadoria. Nina falou sobre o livro “À Flor da pele”, que será lançando durante a 12ª Feira Literária de Feira de Santana (FLIFS) e cujo processo criativo foi estimulado pelos professores e colegas do cursinho pré-vestibular Universidade para Todos (UPT), da Secretaria da Educação do Estado (SEC), que ela fez em 2018 e contribuiu para seu acesso ao Ensino Superior. 
 
A publicação do seu livro “À Flor da pele” se destaca como um marco na vida de Nina Maria, que, através do UPT, se descobriu como escritora e iniciou a sua produção literária. Agora, ela recebe o apoio do programa para a publicização da sua obra em uma das feiras literárias que vêm sendo potencializadas pela SEC, visando atender a Lei Estadual do Livro e da Leitura, com o intuito de democratizar o acesso ao livro e valorizar o livro e a leitura, para o desenvolvimento social e o estímulo à produção intelectual, assim como a formação de leitores, aumentando o número de ações continuadas e de bibliotecas. 
 
No encontro com o governador Ruy Costa, Nina falou sobre a sua história de superação por meio da escrita e a sua alegria de lançar seu primeiro livro na feira literária de Feira de Santana. “Este livro retrata a minha história de superação de tentativa de suicídio e fortalece a minha crença de que a educação transforma vidas, como transformou a minha. Comecei a escrever poesia desde os dez anos de idade, mas nunca tive coragem de mostrar a ninguém, nem mesmo aos meus familiares. Foi o Universidade para Todos que me deu coragem e força”. 
 
A coordenadora do UPT em Feira de Santana, Aretusa Lima Oliveira, que acompanhou Nina, falou sobre a importância do programa na vida da estudante. “Esta gestão estadual tem transformado vidas. Nina passou por traumas, dificuldades e foi por meio da educação que ela voltou a acreditar que é possível seguir em frente. Ela é um exemplo de superação da autoestima e, sem dúvida, a escrita dela, hoje reunida no seu livro, foi fundamental neste processo”.
 
O governador Rui Costa parabenizou a estudante pelo livro que lançará na FLIFS e citou os conselhos maternos que recebia. “Quanto maior a dificuldade que tivermos, mais temos que erguer a cabeça. Minha mãe dizia que temos que enxergar as dificuldades como oportunidades de mostrar a nossa determinação, coragem e vontade de vencer. Desejo toda a sorte do mundo para você e que você continue brilhando com essa luz que tem, como a um girassol”. 
 
FLIFS
A Feira do Livro e o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, na 12ª edição, estão entre os 19 festivais, feiras e festas literárias espalhados pelos Territórios de Identidade da Bahia e que são apoiados pelo Governo do Estado. O tema deste ano é "Acesse um livro, conecte-se ao mundo".
 

Notícias Relacionadas