Estudante destaque na redação do ENEM participa do #PapoCorreria com o governador Rui Costa

Palavras-chave:
 
 
Foto: Paula Fróes/GOVBA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A estudante Rebeca Uzêda dos Santos, 17 anos, participou, nesta segunda-feira (18), do #PapoCorreria, programa do governador Rui Costa nas redes sociais. Um pouco antes, a estudante que conquistou 940 pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2018, foi recebida pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Rebeca concluiu o terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Filadélfia, no bairro de Vila Canária, em Salvador, bairro onde nasceu e vive atualmente.

Com a pontuação da Redação e 653 no geral do ENEM, a estudante passou para o curso de Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas perdeu o prazo do edital que atesta o fenótipo para o regime de cotas. Mesmo assim, vai cursar na UNIFACS e aguardar a segunda chamada da UFBA para Administração ou Psicologia, sendo este último curso o seu grande sonho.
 
O governador Rui Costa, que esteve no colégio onde Rebeca estudou em 2015,  parabenizou a estudante pelo seu desempenho, durante o #PapoCorreria.  “Rebeca teve um resultado excepcional no ENEM. Ela é uma jovem de uma família simples e que demonstra toda a sua capacidade, superação e esforço da equipe da escola e de sua família. É um orgulho quando a gente tem o envolvimento, pois nós somos os construtores da nossa escola pública e de um novo momento da Educação. A transformação que nós desejamos será feita por todos nós juntos, cada um fazendo a sua parte ”, afirmou o governador, que anunciou a construção de uma nova escola na comunidade. 
 
Na redação, que apresentou a temática "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", Rebeca disse que usou informações que foram da História à contemporaneidade. “Como foi um tema bastante amplo, eu consegui pensar em algumas alusões. Citei o Estado Novo, as Revoluções Industriais, a Constituição Federal de 1988, as eleições presidenciais americanas, a cultura do imediatismo e até a série de TV ‘Black Mirror’ da Netflix”, afirmou.
 
A estudante disse que a escola teve um papel fundamental em seu desempenho. “Minha escola e meus professores tiveram um papel fundamental. Eles criavam projetos para desenvolver o gosto dos alunos pela leitura e pela escrita. Toda semana, meu professor de redação, José Américo, levava temas para serem discutidos em sala de aula, ensinava estratégias. Tenho muito o que agradecer a eles e, em especial, ao meu professor José Américo, que sempre me incentivou”.
 
De família humilde, sendo o pai falecido, Rebeca diz que a sua mãe, a dona de casa Raquel Uzêda dos Santos, é a grande incentivadora de seus estudos. “Minha mãe é a minha grande incentivadora. Ela sempre se empenhou muito para que eu não deixasse, jamais, os estudos de lado, mesmo com todas as dificuldades que passamos, já que depois do falecimento do meu pai, ela teve que criar a mim e a minha irmã mais nova, praticamente sozinha”, enfatizou.
 
A professora de Biologia e diretora do Colégio Estadual Filadélfia, Flávia Carvalho, disse que Rebeca é uma aluna exemplar. “Rebeca sempre participou de todas as atividades na escola, sendo premiada como aluna destaque em todas as unidades e ela sempre escreveu muito bem. A nossa escola é pequena, mas sempre foi muito acolhedora, com professores dedicados e comprometidos, sempre envolvidos com projetos interdisciplinares. A professora Rita de Cássia, de Português, e José Américo, de Redação, por exemplo, foram grandes incentivadores de Rebeca”, afirmou, ao destacar que a irmã de Rebeca, Maria Clara, é igualmente dedicada e estudiosa.
 
O Colégio Estadual Filadélfia tem 730 alunos matriculados, em 2019. Segundo a diretora, outros estudantes também conseguiram ingressar no Ensino Superior, graças ao bom desempenho no ENEM 2018, em cursos como Fisioterapia, Enfermagem e Administração.

Notícias Relacionadas