Estudante de Mata de São João é premiado em festival de vídeo nacional

“A Escola, a Aula e Eu”, esse é o título do vídeo produzido pelo estudante Filipe da Silva, 15 anos, aluno do Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João. O curta-metragem, com pouco mais de 2 minutos, foi escolhido para receber o prêmio especial do Júri do II Festival Nacional Imagens EMdiálogo, promovido pelo portal EMdiálogo Ensino Médio, do Observatório Jovem da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a colaboração de oito universidades federais, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. A entrega do prêmio acontece entre os dias 10 e 12 de dezembro, durante a 12ª edição do Festival Araraboia Cine, em Niterói (RJ).

Inspirado no filme “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers, 2007), o vídeo aborda a relação afetuosa do estudante com a escola, retratando o primeiro dia de aula de um aluno, após o pior verão da sua vida. Segundo Filipe, a obra, que nasceu de uma oficina de vídeo realizada na escola, é 50% autobiográfica. “Eu chego à escola e tenho o apoio de todos, dos professores, da diretora, dos colegas. Todo mundo tem sua família em casa, mas na escola a gente também tem uma família”, observa.

Filipe conta que o vídeo foi produzido com a colaboração da escola e dos colegas de classe. “A escola me ajudou, incentivou a participar do concurso e também me fez acreditar que poderia ser escolhido”, revela Filipe, que concorreu com estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil.

Motivação – A diretora do Colégio Estadual Alaor Coutinho, Maria do Socorro Silva Aquino de Deus, vê a premiação como uma motivação para os estudantes. “Para a escola, é um motivo de orgulho e funciona como um impulso para que, através da arte e da cultura, os estudantes possam galgar outros desafios”, afirma. “A escola tem o papel de acolher os estudantes e fazer com que eles se sintam seguros”, acrescenta.

Assista o vídeo premiado:

Notícias Relacionadas