Estudante de Gandu é eleito presidente do Senado Jovem

Durante quatro dias, o estudante Ivan Lins Costa, 16 anos, do Colégio Polivalente de Gandu, teve a oportunidade de participar da 6ª edição do projeto "Jovem Senador". Representante da Bahia, após uma seleção que incluiu mais de 1.000 escolas, o aluno foi eleito presidente da mesa e liderou uma sessão no Plenário do Senado. Esta sessão encerrou a simulação da atividade parlamentar vivenciada pelos 27 jovens senadores, dos 26 estados e do Distrito Federal e marcou o encaminhamento à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, de seis sugestões que poderão ser transformadas em projetos de lei.

“Antes de viajar, eu tinha criado um grupo no WhatsApp (aplicativo de celular) e me comunicava com os outros participantes. Quando fomos votar para compor a mesa, consegui receber o apoio da maioria e assumi a presidência”, explica Ivan, que já mostra desenvoltura nas relações políticas.

O jovem senador destaca que, entre as proposições encaminhadas às comissões do Senado, estão algumas voltadas à educação. “Criamos um projeto de lei que favorece ainda mais o acesso dos estudantes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), independentemente do curso desejado. Esperamos que depois passe realmente pela aprovação da Câmara de Educação do Senado”.

Na volta para casa, o estudante foi recepcionado em festa, com direito a fogos de artifícios e discurso em praça pública de Gandu. “Foi muito emocionante. O pessoal da escola preparou uma homenagem com direito a uma faixa enorme em frente à escola”. O aluno também recebeu uma menção honrosa da Câmara de Vereadores do município.

Filho de professora, Ivan vive com a mãe e a avó no povoado de Água Preta, zona rural, a 11 km da cidade de Gandu, que possui por volta de 250 habitantes.   Com a oportunidade de visitar o Congresso Nacional, o jovem parlamentar criou novas expectativas para o futuro. “Quero prestar o vestibular para Sistema da Informação, mas não descarto entrar numa carreira política”, ressalta. Ele ainda destaca que “as pessoas que falam que a política só tem corrupção, deveriam passar por esta experiência. Tem muita gente séria trabalhando no Congresso.”

Quando perguntado como poderia ajudar sua cidade, caso assumisse um mandato parlamentar, o estudante é enfático: “Acho que nem é preciso ser político, como cidadãos já temos o direito de criar projetos de lei que podem ser enviados para avaliação e possível aprovação da Câmara. A partir de agora, vou ficar mais atento às nossas necessidades e agir neste sentido”.

Jovem Senador - O projeto anual Jovem Senador é promovido pelo Senado Federal em cooperação com o Ministério da Educação, o Conselho de Secretários de Educação e as secretarias estaduais de Educação. O projeto seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes, dos estados e do Distrito Federal, para vivenciarem o trabalho dos senadores. O tema deste ano foi “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Para 2014, o tema será “Se eu fosse senador”.

Assista vídeo: