Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudante de Feira de Santana apresenta projeto no Chile sobre alternativa alimentar em comunidades quilombolas
Um projeto que visa desenvolver hortas robotizadas em comunidades remanescentes de quilombo, em especial na comunidade da Matinha dos Pretos, situada no distrito de Santa Quitéria, em Feira de Santana, ganhou notoriedade internacional e levou o estudante Ivisson Souza Ribeiro para o Chile. Acompanhado pela professora Maura Evangelista dos Santos, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Feira de Santana, Ivisson participou do Encontro Internacional Concausa, programa da Organização das Nações Unidas (ONU), em Santiago, e teve a oportunidade de apresentar o projeto para autoridades da América Latina, incluindo o presidente chileno Gabriel Boric.
Denominado de “Plantar vida, grupo nobis: combatendo a insegurança alimentar com a produção de plantas alimentícias não convencionais (PANC’S), com uma horta robótica em uma comunidade remanescente de quilombos na região de Feira de Santana”. A ideia é criar uma rede de diálogo e parcerias para que sejam cultivadas espécies regionais, como o hibisco, taioba, bredo e ora-pro-nóbis com sensores eletrônicos, que irrigam de forma automatizada as plantas com a quantidade necessária de água. Com alto teor nutricional, estas plantas podem servir para o consumo da comunidade e geração de emprego. Além disso, o projeto também tem um foco na sustentabilidade hídrica.
Para Ivisson, a experiência despertou uma vontade ainda maior de aperfeiçoar o projeto em prol da coletividade. “Passamos por várias atividades e dinâmicas para estimular os jovens a desenvolverem seu ativismo social. Participar deste evento estava completamente fora da minha realidade. Senti uma junção de orgulho e desespero, porque foi uma responsabilidade grande levar a voz de todos os jovens presentes e representar a América Latina e o Caribe neste momento. Percebi que posso sonhar ainda mais alto e contribuir com um futuro melhor para todos”.
O projeto também envolveu as participações das estudantes Suellen Tínel e Evelyn Moreira, e da professora Anália Emília do CJCC. A professora Maura Evangelista falou sobre os desdobramentos da ação a partir desta vivência. “Pensamos na construção do projeto, com o foco social, sustentabilidade e insegurança alimentar, porque a produção da ciência precisa garantir que o conhecimento sirva para a vida e que ela tenha sentido para os estudantes e comunidades que estão inseridos. As plantas selecionadas são de incidência na região e estão condicionadas e adaptadas ao clima, são recursos sustentáveis que podem entrar em uma produção”.
O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Marcius Gomes, destacou que o protagonismo dos estudantes reflete o investimento realizado em políticas públicas, como o estímulo à iniciação científica nas escolas estaduais. "Nossas políticas envolvem oportunidades para a juventude pensar de forma grandiosa e nos mostra que o melhor caminho para transformar a vida dos jovens é a educação".
Concausa – Trata-se de uma ação realizada pelo programa América Solidária; pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O objetivo é incentivar e dar visibilidade internacional a projetos realizados por adolescentes que possuem potencial para a concretização da Agenda 2030 da ONU, plano internacional com metas para a construção de desenvolvimento sustentável.
Notícias Relacionadas
-
Neste 2 de Julho, secretária Rowenna Brito destaca luta por inclusão
-
Feira de Santana recebe pacote de ações do Governo Federal que ultrapassa R$ 2,8 bilhões
-
Bahia terá R$ 478,3 milhões do MEC para a consolidação das universidades federais
-
Lutas pela Independência do Brasil na Bahia passam a integrar o currículo escolar da Educação Básica
-
Estudantes criam forno que utiliza fonte renovável como energia
-
Governo da Bahia abre inscrições para o edital de apoio a Festas, Feiras e Festivais Literários