Estudante de Andaraí toma posse como Jovem Senador em Brasília

Palavras-chave:
 
 
Foto: Agência Senado
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O estudante Rafael Ramon Santos Sena da Silva, 16, que cursa o 3º ano no Colégio Estadual Edgar Silva, no município de Andaraí (432 km da capital), está em Brasília, no Distrito Federal, para vivenciar, durante esta semana, a legislatura como Jovem Senador. Ele foi um dos 27 alunos selecionados no 10º Concurso de Redação do Senado Federal, que teve como tema “Brasil plural: para falar de intolerância”. A cerimônia de posse ocorrerá, nesta terça-feira (28) no Plenário do Senado Federal.
 
Rafael Ramon foi selecionado através de sua redação “Abaporu: deglutição da brasilidade”. “Meu texto destaca todos os aspectos da intolerância no Brasil, desde o machismo, LGBT fobia até o racismo. Além disso, abordo sobre a colonização intransigente do nosso território. É fundamental a mobilização dos jovens e que não se restrinjam ao ativismo de sofá ou 'sofativismo'”, afirma o estudante, que está feliz pela experiência. “Esta é uma oportunidade muito importante, porque mostra a participação política dos jovens e nos faz interagir com todos os estados do país. Esta experiência vai ajudar muito no desenvolvimento da minha cidadania e do meu ponto de vista enquanto cidadão”, diz, entusiasmado.
 
O professor João Barbosa Neto, orientador de Rafael, disse que o projeto contribui para o protagonismo estudantil. “Além dos estudantes, nós também aprendemos muito com a experiência”, afirmou.
 
A edição do Jovem Senador deste ano mobilizou mais de 323.755 mil alunos matriculados no Ensino Médio de escolas públicas estaduais em todo o país, quando foram apresentadas 153.955 redações. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem. O encerramento, no sábado (2), contará com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Notícias Relacionadas