Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudante da zona rural de Juazeiro cria jogo matemático para ajudar no aprendizado dos colegas
Estudante da zona rural de Juazeiro cria jogo matemático para ajudar no aprendizado dos colegas
Publicado em sex, 05/06/2020 - 17:48 por Desconhecido
Palavras-chave:
De acordo com Emily, a ideia do jogo surgiu durante uma atividade do Programa Mais Estudo. "Pensei em um jogo que envolvesse a porcentagem e fizesse o estudante pensar em como resolver o problema para poder alcançar o seu objetivo e, também, aprender mais, não só sobre porcentagem, mas também cálculos de divisão e multiplicação que a porcentagem também abrange. Criei uma forma dinâmica que fizesse todos participarem e aprenderem brincando a Matemática, que, muitas vezes, é considerada pelos colegas uma péssima matéria, algo que precisa ser desconstruído. O poder de ajudar é muito bom, pois sei que de nada serviria o conhecimento se não para ser compartilhado".
A estudante contou, ainda, que o jogo é simples e divertido. "São quatro participantes (três jogadores e um árbitro). O primeiro a jogar é escolhido por um sorteio de cartões com os números 1, 2 e 3. Em seguida, o árbitro escolhe os cartões com as perguntas e o número de casas que o jogador, caso acerte, deve avançar. Caso ele erre a pergunta, passa para o próximo e assim segue até que um dos participantes consiga completar o jogo".
O diretor da Rede das Escolas Famílias Agrícolas da Bahia (REFAISA), Tiago Pereira da Costa, falou da importância do Mais Estudo. "Desde o ano passado, as Escolas Famílias Agrícolas da Bahia estão sendo contempladas com o programa, o que tem estimulado ainda mais o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes, ao se tornarem monitores, se auto-organizam para melhor aprofundar determinados conteúdos que eles têm afinidade e que outros não possuem. A partir dessa troca e interação direta entre eles é possível avançar no princípio do processo formativo, que é assegurar a aprendizagem dos estudantes".
Segundo a coordenadora pedagógica e orientadora do Mais Estudo, Eduarda Campos, o programa tem dado grandes resultados na escola. "O Mais Estudo vem contribuindo na EFAS a partir de um processo coletivo, no qual a interação social e a construção de aprendizagens entre os educandos são constantes, pois o programa é centrado no estudante, possibilitando que eles criem ferramentas para auxiliar os colegas na aprendizagem. Assim, o jogo criado por Emily aproxima de forma didática e interativa o educando do conteúdo que é considerado difícil pela maioria, efetivando naturalmente a interação, inclusive da família no processo de aprendizagem, já que será jogado em casa durante o período de isolamento social", destacou.
Sobre o Mais Estudo - O programa foi lançado em 2019, com a oferta de 10 mil vagas. As aulas acontecem no turno diferente ao qual os estudantes estão matriculados. Com uma linguagem própria da juventude, os monitores ajudam os colegas a desenvolverem seus conhecimentos e habilidades, tanto que já há registros de melhoria nas notas dos envolvidos e de redução da reprovação. Os monitores são acompanhados por professores supervisores e coordenadores pedagógicos. Neste período de isolamento social, muitos estudantes monitores desenvolvem atividades on-line, estabelecendo uma interação com os colegas. Na rede estadual de ensino, as aulas serão repostas presencialmente.
Notícias Relacionadas
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições