Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudante da zona rural de Adustina toma posse no Parlamento Juvenil do Mercosul
Estudante da zona rural de Adustina toma posse no Parlamento Juvenil do Mercosul
Publicado em qui, 18/07/2019 - 17:18 por Desconhecido
Palavras-chave:
Com bastante orgulho e animação, o estudante Miquéias Nascimento Araújo, 18 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Castro Alves, não conteve a alegria ao ser empossado como representante da Bahia, no biênio 2018-2020, no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), na manhã desta quinta-feira (18), em Brasília. O jovem, morador da zona rural de Adustina (356 km de Salvador), garantiu a eleição por meio do projeto “Intervenção colaborativa: preparando o jovem para o mercado de trabalho”. Durante permanência na capital federal, ele ainda participou de um curso de formação com palestras e oficinas, que abordaram eixos temáticos do PJM, como direitos humanos e participação cívica.
Segundo Miquéias, a expectativa para o seu mandato é adquirir conhecimento e propor soluções. “Estou extremamente feliz com essa oportunidade ímpar para mim e para a minha escola. Queremos uma união de todos os parlamentares, apoiando um ao outro, para sermos ouvidos e para que possamos contribuir para o protagonismo juvenil na América Latina, levando soluções e propondo melhorias para a educação. Na posse foi lida a carta que produzimos em conjunto com reivindicações para a educação que seria entregue ao ministro da Educação”, destacou.
Para o estudante, a experiência já está sendo bastante produtiva para sua formação. “Tivemos oficinas e palestras com diversos temas desde terça-feira com a Secretaria Nacional da Juventude, podendo ouvir pessoas que nos inspiraram bastante e nos ajudaram a conhecer a vivência no Congresso. Agora, estarei esperando a confirmação do evento em Montevidéu, no Uruguai, onde estarão todos os outros jovens parlamentares do Mercosul”, contou.
Sobre o PJM - O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que proporciona aos jovens estudantes do Ensino Médio da rede pública dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentive o protagonismo juvenil para geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. O PJM é uma experiência formativa para os jovens envolvidos que, além de ampliar seus conhecimentos, vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade para expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para formulação de propostas que reflitam suas necessidades.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo